Atenção
Este sub-fórum é destinado, exclusivamente, à postagem de códigos prontos. Dúvidas devem ser postadas no fórum principal
![]() ![]() |
26/12/2007 - 05:07
|
|
|
Grupo: Vencedores de desafio Posts: 1260 Registrado: 05/04/2007 De: São Paulo, Capital. Membro nº: 27862 Sexo:
|
Olá.
Bom eu queria passar uma dica, que na verdade é mais um conhecimento do que propriamente uma dica. É antiga...mas eu percebi que ainda hj tem gente que nem sabe disso. A "dica" é a seguinte: Existe outra forma de referenciar uma propriedade de um objeto em javascript além do dot ("."). (Ficou parecendo um coelhinho...que fofo) A outra forma é referenciar pelo indexador, como você faz em um array. Olha só: CODE var Edu = new Object Edu.nome="Eduardo" Edu.idade=23 Edu.curso="Ciência da Computação" alert(Edu["nome"]) // Saída: Eduardo alert(Edu["idade"]) // Saída: 23 alert(Edu["curso"]) // Saída: Ciência da Computação Legal né??!?!?! Isto é para qualquer objeto e significa que funciona exatamente igual para Json: CODE var Edu={ "nome":"Eduardo", "idade":23, "curso":"Ciência da Computação" } alert(Edu["nome"]) // Saída: Eduardo alert(Edu["idade"]) // Saída: 23 alert(Edu["curso"]) // Saída: Ciência da Computação E também para as propriedades dos objetos nativos da linguagem: CODE document.getElementById('meuDiv')["innerHTML"] // Conteúdo do 'meuDiv' A princípio é muito besta e não serviria de nada...mas é muuuuuuito importante para POO, principalmente em algumas funções dinâmicas. Sei lá, digamos que precise verificar se um objeto tem algum valor null: CODE var Edu={ "nome":"Eduardo", "idade":23, "curso":null } Caso você não saiba o que tem dentro do objeto, você já sabe que pode iterar usando o "for" assim: CODE for (var prp in Edu) document.write(prp+"<br>") Isto iria listar todas as propriedades existentes no objeto. Mas... e para saber se existe algum com valor null?? Como listar os valores? Aí que entra a "dica": CODE for(var prp in Edu) document.write(Edu[prp]+"<br>") Isto listaria os valores, agora para descobrirmos se existe um valor null em alguma propriedade: CODE for(var prp in Edu) if(Edu[prp]==null) alert("A propriedade: "+prp+"\ncontém valor: "+Edu[prp]) Tá ae a "dica". Na verdade eu já sabia disso há algum tempo, não me perguntem como, talvez eu tenha visto em algum código e acabei testando....realmente não me lembro. Pra ser sincero eu queria dar outra dica, mas para a outra dica, eu precisava antes dar essa e o post ficou grande =/, então postarei a outra mais tarde com um uso interessante dessa forma de referenciar as propriedades. Se alguém já viu algum conteúdo assim, manda o link, talvez tenha algo a mais que eu não saiba, não é meu objetivo plagiar ninguém, então se conhecerem alguém que já tenha postado isso, manda o link por favor. Akelabrasssssss Este post foi editado por KaKarotto: 26/12/2007 - 05:13 -------------------- |
|
|
![]() ![]() ![]() |
| Versão Simples | Horário: 07/09/2010 - 12:36 |