O Google liberou nesta semana mais uma prévia do Android 13, mostrando algumas das principais novidades que poderão ser encontradas na próxima geração do sistema operacional. O pacote foi liberado, neste momento, apenas para os desenvolvedores, uma vez que essas versões são importantes para que os profissionais consigam adaptar os seus aplicativos.
O novo Android vai oferecer uma nova permissão de execução para notificações. Com essa mudança, os aplicativos vão precisar pedir autorização para enviá-las. Assim os usuários terão mais poder para conseguir escolher quais são as notificações que os usuários realmente vão receber, ajudando as pessoas a se concentrar nos alertas mais importantes.
Algumas mudanças nas opções de privacidade também devem ser encontradas no Android 13 e que vai garantir a exportação de receptores registrados no contexto de uma forma mais segura. Ainda neste quesito, uma nova API protege as informações armazenadas no celular se um determinado app exigir o downgrade de permissões.
Outro destaque da versão deve ser uma renderização de texto, o que vai melhorar a disposição das fontes para o japonês e também para os idiomas com scripts latinos. Mudanças na conversão de texto para japonês e chinês, conhecidos pelo sistema de letras fonéticas, e a exibição otimizada em apps que exibem fontes personalizadas também estão presentes.
O Android 13 também deve suportar de forma nativa o áudio Bluetooth Low Energy (LE), que consome menos energia se utilizando do Bluetooth LE. A funcionalidade já havia sido introduzida no Android 12 via API, mas agora exigirá que fabricantes de celulares e desenvolvedores adicionem a compatibilidade em seus produtos.
Outra novidade será o suporte à tecnologia MIDI 2.0, permitindo utilizar dispositivos MIDI de última geração, conectando-os via porta USB.