O Google está lançando oficialmente a nova versão sistema operacional Android. O Android 14 será disponibilizado primeiramente para os usuários da linha de smartphones Pixel, uma vez que eles recebem a o SO “puro”. Já a liberação pelas outras empresas depende das personalizações que elas farão e a partir do próprio cronograma de lançamentos.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Google, as principias novidades estão relacionadas as possibilidades de personalização do telefone e também opções de acessibilidade.
Confira algumas das principais novidades do Sistema Operacional Android 14:
Comando voltar
Além da opção e botão voltar na parte de baixo da tela, esse SO agora terá uma nova opção de gesto na tela. Os usuários poderão arrastar o dedo a partir do canto esquerdo até ver a seta que indica o comando de voltar. Com isso, espera-se maior feedback sobre o gesto e também uma maior facilidade de navegação.
Novas opções de personalização
O Android também passa a ter mais opções de personalização do telefone de uma forma geral. Essas opções poderão se reencontradas no gerenciamento da tela de bloqueio mudando não apenas os papeis de parede, como também diferentes modelos de relógio e de paleta de cores. Outra novidade é a possibilidade de incluir um tema monocromático, ideal para quem curte visuais minimalistas e discretos.
Usuários também poderão criar papes de parede utilizando a IA de forma nativa no Android. Essa criação poderá ser feita a partir de comandos de texto.
Novos recursos de acessibilidade
A ferramenta de lupa foi atualizada e se tornou mais intuitiva, aceitando comandos de pinça para ampliar ou reduzir elementos na tela, com mais possibilidades de definição de tamanhos. Nas configurações rápidas, será possível encontrar um atalho para mudar o tamanho da fonte com amis agilidade.
Mais controle sobre os dados
Na tela de permissões agora há espaço para inserir informações personalizadas sobre cada app vai utilizar os dados dos usuários.
Melhor suporte para eSIM
O Android agora contará com um sistema nativo que permite com que as pessoas convertam os chips físicos em eSIM, permitindo que os usuários utilizem apenas a versão digital do chip.