Dentro do universo dos smartphones, até o ano de 2008, a Apple era uma espécie de rainha de tudo dentro desse segmento, uma vez que seu iOS não tinha concorrência em termos de sistema operacional. Até que, após este ano, surgiu o sistema Android, criado pela Google e mudou para sempre o cenário, configurando uma verdadeira batalha por clientes e até mesmo torcidas organizadas, que preferem um ou outro sistema.
O iOS tem a vantagem de sua originalidade e pioneirismo – hoje, se encontra na quinta geração. Seu desempenho é inigualável, uma vez que consegue ser multitarefa, e responder a comandos de voz, e ainda contar com armazenamento de dados em nuvem, com uma interface intuitiva.
Contudo, o Android tem evoluído enormemente, sempre perseguindo a Apple. Atualmente, já consegue superar o sistema concorrente, no que se refere à taxas de transferência de arquivos. Não há necessidade alguma, por exemplo, de um software específico para baixar músicas – como é o caso do iTunes, para ao iOS –, ou fazer transferência de arquivos e dados, em geral, simplificando totalmente o processo.
No caso de lojas de aplicativos para cada sistema, a AppStore ainda é mais completa que a Google Play. Entretanto, as desenvolvedoras de apps têm se preocupado, cada vez mais, em elaborar itens que sejam funcionais em ambos os sistemas operacionais. Nesse sentido, tanto iOS quanto Android detêm possibilidade de customização e ampliação de aplicativos, virtualmente infinita.
Em termos de diferença de design, o iOS está em iPhones, que contam com um teclado touchscreen de sensibilidade única no mercado e qualidade gráfica refinada. Entretanto, o grande empecilho a esse sistema é o fato de ser exclusivo para produtos Apple. Portanto, quem não gosta ou não se adapta a iPhones não tem nenhuma alternativa de fabricante de aparelho, o que já não ocorre com quem opta pelo sistema Android, que é funcional em diversos fabricantes de aparelhos móveis.
Contudo, o iOS tem hordas de fãs enlouquecidos, o que deixa a comunidade de fãs do sistema – e da Apple – realmente grande. Todas essas pessoas também produzem acessórios para “iCoisas”, conforme divertidamente chamam.
Em relação aos produtos Apple,há ainda outro quesito que é proibitivo para uma fatia dos clientes: o preço desses produtos ainda é bem elevado. No caso do sistema Google, como pertence a vários fabricantes, o consumidor pode pesquisar por um aparelho mais em conta, adequado a seu orçamento.
Acima de qualquer coisa, a verdade é só uma: escolhendo-se iOS ou Android, o cliente estará servido de sistemas operacionais de grande qualidade, e contará com todas as funcionalidades em seu dia a dia. Aproveite!