O Google anunciou nesta semana algumas novidades para o seu aplicativo de teclado, o Gboard. De acordo com as informações que foram divulgadas, ele terá agora um recurso nativo que vai permitir com que os usuários consigam extrair textos e imagens a partir da câmera do seu telefone.
A novidade já é testada na versão Beta do aplicativo, incorporando o famoso Google lens, que acaba justamente conseguindo fazer a identificação de elementos a partir da imagem obtida. No teclado, ele será muito parecido com que já pode ser encontrado em alguns outros apps da marca, como a app próprio do buscador e o Fotos.
Para usar, basta abrir a câmera, apontar para um local com texto e tirar uma foto. Rapidamente, a tecnologia OCR identifica o texto presente e permite copiar o conteúdo para a área de transferência — em alguns casos, também é possível traduzi-lo a outro idioma.
Os usuários poderão encontrar essa opção no menu de opções do teclado e é possível fixá-lo na barra de atalhos da ferramenta. O comando abre a câmera do celular, identifica o texto na foto e permite inseri-lo diretamente no app no qual a pessoa está digitando.
Com isso, o Google espera conseguir consolidar o Gboard como uma das principais opções de teclado para os smartphones que tenham sistema operacional Android.