O jogo mais comentado de 2013 foi o novo GTA 5 (Grand Theft Auto). E motivos para isso não faltaram, já que se trata do jogo mais caro já produzido na história dos games: foram gastos impressionantes 266 milhões de dólares na produção do jogo.
Pois era de se esperar que todo esse sucesso fizesse com que surgisse um aplicativo para dispositivos móveis explorando a franquia. Eis que surgiu um aplicativo não oficial para o sistema operacional Android, que logo se tornou um dos mais baixados do mundo.
Porém, o aplicativo, conforme verificado por usuários, acaba por acessar informações pessoais e causar falhas na segurança do aparelho. O aplicativo em questão é o “GTA V PC Contagem Regressiva”, que objetiva contar os dias para um suposto lançamento de um título da franquia GTA 5 para PC. Como já dito, o aplicativo não é oficial e a produtora do game não confirma que ocorrerá um lançamento de game para PC.
O aplicativo, além de contar os dias até 19 de março de 2014, quando supostamente será lançado o título para PC, também disponibiliza diversos papéis de parede e diversos widgets para serem usados no aparelho pelos usuários.
O que tem chamado a atenção de alguns usuários é a quantidade de informações que o aplicativo solicita antes de ser efetivada a sua instalação. São informações tais como a localização do usuário, dados sobre chamadas do telefone, armazenamento, dados sobre o histórico de navegação, dados de contas de outras pessoas, entre outras. Todas essas informações são incomuns para aplicativos do gênero.
Além desse fato, há também o agravante de que o aplicativo “GTA V PC Contagem Regressiva” apresentar uma brecha para que um invasor invada o aparelho do usuário. Isso compromete em muito a segurança do aparelho.
Além desse aplicativo não oficial, foi lançado recentemente o aplicativo Grand Theft Auto: San Andreas, porém essa versão surgiu com muitos problemas. O principal deles: o sistema não reconhece o jogo como sendo legitimo, e isso praticamente impossibilita aos usuários baixar arquivos de GTA. Esse fato tem irritado demais os usuários, que aguardavam ansiosamente pelo lançamento de um aplicativo oficial da franquia, e isso tem se refletido nas péssimas avaliações feitas: a grande maioria de usuários que optaram por baixar o aplicativo (que custa 6,99 dólares) concedeu apenas uma estrela para ele. Isso o torna um dos aplicativos com as notas mais baixas da atualidade.