A Epson, gigante japonesa de tecnologia, anunciou ao mundo mais uma grande inovação, o seu modelo de “óculos inteligentes”, o Moverio BT-200. O anúncio foi realizado durante a CES 2014, a maior e mais famosa feira de alta tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Seguindo tendência mundial, que indica que o mercado consumidor está cada vez mais interessado em objetos conhecidos como “inteligentes”, o Epson Moverio BT-200 apresenta sistema operacional Android 4.0 com conectividade Wi-Fi e com sistema de Bluetooth 4.0.
Os óculos possuem moderno sistema de som digital Dolby Digital Plus, uma câmera que permite ao usuário fazer fotos e filmagens, além de sensores que identificam movimentos da cabeça do usuário.
O Moverio BT-200 traz também duas pequenas telas integradas, que permitem ao usuário visualizar jogos e filmes diretamente em seus olhos. Elas servem também para que o usuário tenha uma maior interação com esses eventos.
Fora tudo isso, o par de óculos moderno e futurista apresenta um dispositivo de controle similar a um mouse, para que o usuário tenha acesso às funções citadas.
Outra funcionalidade importante e muito útil que o Moverio BT-200 da Epson apresenta é a possibilidade de se conseguir realizar escaneamento de códigos de modo automático, bem como acessar inventários da empresa.
A Epson, por intermédio de seu braço subsidiário no mercado dos Estados Unidos, informou que o moderno Moverio BT-200 chegará ao mercado de lá, muito provavelmente já em março desse ano.
A empresa japonesa divulgou que o preço será aproximadamente de 699 dólares. Um preço relativamente baixo, se levarmos em conta os níveis de tecnologia empregados e todas as comodidades que ele disponibiliza para os usuários.
Para o Brasil, no entanto, ainda não há previsão de chegada do produto, já que a Epson não divulgou absolutamente nenhuma informação sequer a esse respeito. Caso venha a ser lançado por aqui, com toda a certeza, infelizmente, ele será bem mais caro do que para o mercado dos Estados Unidos, especialmente pelo fato de que por aqui, a taxação de impostos é bem severa. Isso tornará os óculos da Epson um produto que custará na faixa dos 2 mil reais, muito provavelmente.
O modelo da Epson se parece em muito com o modelo Google Glass, com o diferencial de que se trata de um modelo mais voltado para a utilização profissional. Ele é uma evolução para o modelo da Epson, chamado de BT-100.