Desenvolvido em Hanói pelo programador vietnamita Nguyen Hà Dông e lançado em maio de 2013, o Flappy Bird se tornou logo uma febre entre os usuários de smartphones com Android de todo o mundo.
E foi justamente por causa de sua característica mais marcante, o fato de ser altamente viciante, que o seu criador resolveu tirá-lo do ar no último domingo, dia 09 de fevereiro.
Em entrevista à revista Forbes, o programador vietnamita afirmou que tomou essa decisão porque sua criação era muito viciante, e que segundo suas palavras “não conseguia dormir” por causa dela.
Grande parte da fama do jogo, que era o mais baixado do mundo até ser tirado do ar, tem origem no fato de que se trata de um jogo com um grau de dificuldade maior do que o que se vê em outros jogos. Nele o usuário tinha de controlar o voo de uma pequena ave, desviando de canos verdes que aparecem pelo caminho a todo instante. O problema é que qualquer raspadinha em qualquer parte do cenário e o jogo era finalizado. Daí o seu sucesso. E também a sua capacidade viciante.
O programador vietnamita afirmou que se sentia muito culpado por causa do sucesso do jogo, já que para ele, inicialmente Flappy Bird era pra ser apenas um jogo de poucos minutos, e de repente se tornou um jogo em que as pessoas ficavam horas a fio jogando sem parar.
Ele disse que não conseguiu ver outra solução para o seu dilema que não passasse pela retirada do jogo do ar. O que acabou por ocorrer no último dia 9 de fevereiro.
O programador vietnamita afirmou também que não se arrependeu por ter feito isso, já que pensou muito bem antes de tomar a decisão. Mas ele também admitiu que o montante arrecadado com anúncios (o jogo era gratuito) foi bem grande, apesar do curto período de vida do game.
Ele também aproveitou a entrevista concedida à revista Forbes para esclarecer que não houve outro motivo para a retirada de Flappy Bird do ar além do informado por ele. Essa informação é importante por causa do rumor que ganhou força nos últimos dias de que a Nintendo estaria o forçando a retirar o jogo do ar devido às semelhanças entre os canos de Flappy Bird e os que aparecem em Super Mario Bros. Sobre esse assunto, ele apenas afirmou que se trata de uma grande coincidência.