Nos últimos dias foi realizada uma conferência para desenvolvedores que reuniu diversas empresas de tecnologia e aqueles que são imprescindíveis para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos, garantindo que as demandas dos clientes possam ser atendidas em maior nível e as vendas sejam muito aguardadas pelos curiosos e apaixonados pelo universo tecnológico. Dessa forma, nesse tipo de evento é que as empresas aproveitam para mostrar de antemão todas as novidades que estão por vir e deixar o público consumidor curioso e no aguardo de produtos eficientes e diferenciados.
Sendo assim, o Google foi um dos que melhor aproveitou o momento para mostrar aos clientes e admiradores de seus produtos e serviços aquilo que de mais tecnológico e revolucionário poderia trazer, uma delas foi a adaptação do sistema operacional Android para dispositivos e outros aparelhos “de vestir”, o que foi denominado como Android Wear.
No entanto, uma das notícias mais esperadas e que não podia passar em branco era o lançamento do Android Auto, que trata-se de uma versão do sistema operacional criada em parceria com uma serie de montadoras e empresas do ramo de tecnologia, possibilitando que o condutor mantenha-se conectado e com acesso facilitado para uma porção de funcionalidades de seu smartphone, com o risco de acidentes ao volante bem reduzidos.
Um impulso para o desenvolvimento dessa tecnologia é que a sua maior concorrente, a Apple, há pouco tempo no Salão do Automóvel de Genebra anunciou um produto bastante semelhante, o que fez com que a Google se adiantasse para se equiparar e acirrar a disputa pelo mercado e associações com montadoras para utilização do sistema. Fruto de uma associação entre dezenas de empresas, o objetivo principal do sistema é reduzir o número de acidentes ao volante causados pelo uso de aparelhos celulares e dispositivos móveis.
O sistema é bem simples e funciona através da conexão USB do aparelho em seu celular. A partir disso, o usuário passa a ter acesso a uma serie de funções como lembretes, música, navegação GPS, ligações e mensagens, entre outras funções. Além do acesso pela tela sensível ao toque da central multimídia do veículo todo o sistema pode ser operado pelo motorista através do sistema de reconhecimento e comando de voz. De acordo com a empresa, o sistema passa a estar disponível a partir do fim desse ano e deve modificar a experiência do condutor com possibilidades de personalização e praticidade garantida.