O Google começou a fazer as primeiras revelações sobre o que se deve esperar do novo sistema operacional Android 13. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a atualização deve ter como foco as melhorias em relação as opções de privacidade. Além disso, o sistema operacional também deve contar com uma série de suporte para melhorias de recursos do telefone.
Calendário do Android 13
Segundo o calendário que foi publicado pela empresa, a partir deste mês os desenvolvedores das empresas fabricantes de dispositivos poderão ter acesso às prévias. Essa é uma etapa importante, pois é durante ela que os desenvolvedores ajustam os sistemas dos telefones bem como demais aplicativos para que funcionem no novo Android.
Já a previsão de lançamento da edição estável do Android 13 está marcada para julho.
Principais novidades do Android 13
A atualização terá uma ferramenta para selecionar fotos e vídeos específicos para compartilhar com apps. Isso quer dizer que, ao enviar uma mídia no WhatsApp, o aplicativo não requer acesso a todas as fotos salvas no celular para completar a ação. Até o momento essa proteção era oferecida apenas para documentos.
Outra novidade é que apps que conectam o smartphone a outros dispositivos através do Wi-Fi não precisarão mais ter acesso à localização do usuário para cumprir sua função. Essa é mais uma alteração que visa proteger a privacidade dos usuários.
Funções que foram lançadas no Android 12 também devem acabar sendo aprimoradas nesta atualização, como dar ao usuário a opção de configurar a cor do ícone de aplicativos. Os recursos de customização de visual do celular foram introduzidos com o Android 12 no ano passado.