Google atualiza requisitos mínimos para rodar Android 13

Modelos que não tenham as configurações mínimas não terão sistema atualizado.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Android

A Google anunciou uma atualização nos requisitos mínimos dos smartphones para que eles consigam rodar o sistema operacional Android 13. De acordo com as novas informações que foram divulgadas pela companhia, somente aparelhos que tenham mais de 2 GB de memória RAM poderão ter o sistema operacional atualizado para essa que é a versão mais recente.

Mas a descoberta não foi divulgada primeiramente pela empresa, e sim por um pesquisador chamado Jason Bayton, que publicou essas informações na sua conta oficial do Twitter. Ele obteve essas informações através da análise das configurações necessárias para fazer com que o Google Mobile Serves (GMS, "serviços móveis da Google") - que mantém as versões posteriores ao 13 funcionando - possa ser executado em um smartphone.

Além disso, os smartphones também terão ter pelo menos 16 GB de espaço de armazenamento disponível para que o Android 13 possa rodar. Caso o telefone não tenha estes requisitos mínimos, ele não poderá atualizar o Android para a versão 13.

Essa não é a primeira vez que a Google atualiza os pré-requisitos para rodar o GMS e deixa de fora aparelhos mais simples. Em 2020, por exemplo, a empresa optou por deixar de fora da atualização Android 11 celulares que tivessem menos de 1 GB de RAM. Essa seria uma maneira de garantir que os smartphones atualizados estejam realmente aptos para rodar o sistema direito.

A versão 13 do Android foi lançada apenas para os celulares Pixel, mas ainda não tem previsão para chegar aos smartphones das grandes empresas, como a Samsung e a Motorola. Cada companhia tem o seu próprio cronograma, pois precisa adaptar os seus sistemas aos novos códigos do Google.