O google confirmou que a versão do Android Auto que era disponibilizada para que fosse instalada nos aplicativos com sistema operacional Android está sendo oficialmente descontinuada. Agora, o Android Auto poderá ser instalado apenas diretamente nos sistemas multimídias dos veículos.
Há algumas semanas os usuários que ainda tinham o Andorid Auto instalado no seu smartphone já estavam recebendo avisos afirmando que em breve o aplicativo não seria mais aberto nos telefones. O sistema também já tinha sido descontinuado para os dispositivos que tinham instalado Android 12 ou superior no ano passado. Mas os telefones que tinham versões mais antigas do SO ainda rodavam o Auto.
Nos últimos anos, usuários relataram que o Andorid Auto for Phone Screens também tinha parado de funcionar para as pessoas que tinham o Android 11 instalado ou versões mais antigas. Quando o app era aberto, o usuário acaba sendo redirecionado para a página de configurações do AA, na qual aparece um aviso de que a plataforma seria disponibilizada apenas para carros.
A opção com que o Google deixou os usuários do Android Auto foi o Modo Direção do Google Assistente, anunciado em 2019 mas lançado de fato em setembro de 2021. Mesmo que ele possa substituir o AA em determinadas funções, a experiencia oferecida acaba sendo completamente diferente.