O Google está trabalhando para disponibilizar um novo widget que terá como principal objetivo permitir com que o usuário utilize a nova Inteligência Artificial da empresa, o Bard, diretamente na tela inicial do dispositivo. Por enquanto a informação ainda não foi confirmada oficialmente pela empresa, mas o rumor circula com bastante força na imprensa internacional.
O Bard é um chatbot que opera com uma versão desenvolvida pela gigante das buscas no campo da inteligência artificial. Ele foi lançado este ano pela empresa, tendo como principal objetivo concorrer com a IA da OpenAI, o ChatGPT. A tecnologia do Google, de acordo com as informações que foram divulgadas, é baseada no modelo de linguagem para aplicações com diálogo (LaMDA) e foi liberado para testes apenas nos Estados Unidos e Canadá em março de 2023.
Por enquanto ainda não se sabe ao certo o que o widget vai fazer, mas algumas especulações estão sendo feitas pela imprensa internacional, ele será integrado com outros apps para oferecer recursos de inteligência artificial que vai além de um chatbot.
Em um primeiro momento, o recurso deve ser disponibilizado apenas para os smartphones do tipo Pixel, que é o telefone criado pela empresa e que recebe uma versão mais pura do Android, sem as modificações que as empresas acabam fazendo nos seus próprios telefones. É possível que mais detalhes sobre a novidade sejam anunciados durante a conferência anual do Google, a Google I/O, que acontece na próxima quarta-feira (10).
Por enquanto o Google ainda não apresentou publicamente uma versão estável do Bard, mas a empresa promete oferecer um recurso que vai permitir responder perguntas complexas. Além disso, a tecnologia também vai permitir a realização de comparativos entre produtos, solicitar receitas, obter informações mais precisas sobre eventos recentes, dentre outros.