Não faz muito tempo, a Google havia anunciado que pretendia lançar uma plataforma que centralizaria todos os aplicativos voltados à saúde e às práticas esportivas, sendo que este anúncio tinha sido feito no I/O 2014.
Pois eis que o anúncio se confirmou e a Google finalmente lançou esta plataforma, que atende pelo nome de Google Fit e que deverá revolucionar a forma como as pessoas praticam exercícios e cuidam da sua saúde.
Praticidade para quem quer cuidar da saúde
A principal intenção da Google ao lançar o Google Fit é dar aos usuários de aplicativos voltados à saúde e às práticas esportivas uma plataforma única e de interface simples que proporcionasse praticidade para quem deseja cuidar da saúde.
Muito parecido com o sistema da Apple, chamado de HealthKit, o Google Fit deverá fornecer aos seus usuários relatórios completos de praticamente todas as suas atividades físicas.
E tudo isto se dará por meio de APIs integrados que utilizam aplicativos de modo sincronizado, gerando relatórios combinados que mostram dados gerados por cada um destes aplicativos.
Um aplicativo feito para gerenciar a plataforma do Google Fit
Pois a Google, que não se cansa de trazer novidades aos seus usuários ao redor do mundo, resolveu lançar mais uma, juntamente com a plataforma do Google Fit, e que promete ajudar no gerenciamento dos dados fornecidos por todos os aplicativos.
Trata-se de um aplicativo criado para gerenciar e unificar todos os dados gerados pelos aplicativos voltados para a saúde e para às práticas esportivas que são usados pelo usuário e que fornecem informações para os relatórios do Google Fit.
Este aplicativo consegue, segundo informações da própria Google, captar informações e dados de corridas, caminhadas e de passeios de bicicleta, fazendo com que sejam gerados relatórios completos, simplificados e extremamente qualificados para que os usuários possam visualizá-los diariamente.
Ele permite que sejam feitos comparativos entre os diferentes dias e também sejam feitos comparativos semanais, para que os usuários consigam perceber se houve queda de rendimento ou se houve evolução.
Feito para qualquer aparelho com Android
O Google Fit foi feito para rodar em qualquer celular e aparelho que use o sistema operacional Android, e é parte de uma estratégia clara de expansão da Google para as mais diversas plataformas.
Com isso, a Google conseguirá estar presente em praticamente todos os momentos da vida de seus usuários, já que é possível ouvir músicas com aplicativos dela, ver vídeos, fazer pesquisas e agora, acompanhar relatórios das atividades físicas.