O Google gosta de fazer parte do dia a dia das pessoas, considerando diversos setores da vida. Agora, numa tentativa de se incluir ao meio da educação, a empresa lança um novo aplicativo chamado Google Classroom, que promete estreitar a conexão entre professores e alunos com o desenvolvimento de uma plataforma virtual cheia de ferramentas e recursos de qualidade.
Fazendo dos smartphones e tablets um instrumento de ensino em potencial, a empresa garante que o app será útil dentro e fora das salas de aula, disponibilizando uma nova percepção dos estudos para crianças e adolescentes.
Lançado nesta sexta-feira (16), o recurso promete trazer uma nova visão sobre o universo estudantil aos alunos e professores.
Como funciona o Google Classroom
O app transmite aos smartphones de sistemas Android e iOS acesso ao conteúdo de uma plataforma de conteúdo educacional lançada pela empresa com o mesmo nome há seis meses, cujo número de registros já ultrapassou a meta de 30 milhões.
Voltado ao uso para alunos e professores, o programa ajuda na organização e realização de tarefas dentro e fora da sala de aula, permitindo aos educadores que criem exercícios acessíveis aos alunos em plataformas visuais. Integrado a outras ferramentas do Google, como o Drive (hospedeiro de arquivos e documentos variados), o app é extremamente útil na execução de tarefas que antes competiam apenas a computadores e notebooks.
Com a possibilidade de captar fotos, anexar aos exercícios, baixar documentos em PDF, listar tarefas agendadas mesmo em modo off-line, entre outras funções, o app é de extremo interesse a professores e alunos que buscam por formas moveis e práticas de trabalhar a organização em sala.
Benefícios dispostos pelo Google Classroom
Entre as diversas vantagens dispostas pelo uso do Google Classroom, podemos considerar a facilidade de acesso e a mobilidade do instrumento, que traz recursos de alta utilidade ao mundo móvel. Além disso, o software do aplicativo conta com gráficos excelentes, com uma interface de fácil acesso e bem completa.
As informações do aplicativo também se atualizam sem conexão, com registros em cache que permitem ao aluno inteirar-se sobre os temas e atividades abordadas por seus professores no app sem a necessidade de estar conectado à internet.
Por fim, as novidades aos professores: O painel de controle com administração das tarefas concluídas pelos alunos e o arquivo de documentos digitais são recursos uteis que podem agilizar seu trabalho de organização das aulas.