A Huawei, empresa multinacional chinesa especializada em equipamentos para redes e telecomunicações está entrando com força total no mercado de games. E a CES, a maior feira de alta tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas foi o ambiente perfeito para uma empresa realizar um grande lançamento.
A empresa chinesa aproveitou a edição da CES desse ano para mostrar ao mundo seu mais novo console com Android, criado para competir com Ouya, que não tem agradado muito os fãs de games.
Rodando com sistema Android 4.2.3 e com capacidade de suportar vídeos em full HD (1080p), o Tron foi muito bem visto pelos que visitaram o estande da Huawei na CES.
Ele possui um poderoso processador Tegra 4, com 2 GB de memória RAM, 16 GB ou 32 GB de capacidade de armazenamento interno (de acordo com a configuração), Wi-Fi 802.11 ac, além de Bluetooth 3.0, que tem como principal função se conectar ao controle, e uma porta USB 3.0.
Segundo especialistas presentes ao evento e também segundo fontes de dentro da própria Huawei, o Tron chega ao mercado para competir diretamente com o Ouya, que como já dito, não tem agradado muito os fãs dos games, especialmente em virtude dos problemas que ele tem apresentado principalmente no que se refere à usabilidade. Com tudo isso, o Ouya não tem vendido muito bem, e isso abre espaço para que o console da Huawei acabe tomando seu lugar com certa facilidade.
Apesar das ambições da fabricante chinesa, o Tron apresenta um problema similar ao apresentado pelo Ouya, que é a pouca opção de jogos disponíveis. São poucas opções, assim como o seu rival, e isso pode causar certa frustração nos fãs de games.
Segundo nota oficial da Huawei, a ideia é comercializar o Tron com o preço aproximado de 120 dólares, dependendo, é claro, da configuração, que possivelmente seria a mais simples para essa faixa de preço. No entanto, ainda segundo a fabricante chinesa, o console chegará primeiro na China, o que provavelmente ocorrerá ainda neste ano. Para o restante do mundo (incluindo o Brasil) ainda não há previsão de quando o Tron chegará.
Com esse lançamento, a Huawei chega de vez no mercado de games e expande ainda mais a sua área de atuação. Isso faz parte de um plano ambicioso que visa tornar a marca conhecida para muito além das fronteiras chinesas. Pensamentos grandes para uma empresa que até bem pouco tempo era conhecida somente dentro da China.