A Leica, uma marca alemã conhecida especialmente pelos seus lançamentos de câmeras e lentes, está lançando no mercado global o seu primeiro smartphone próprio. Trata-se do Leitz Phone 2. Apesar de ser um telefone parecido com os smartpthones de outras marcas, o foco deste telefone é realmente sua vocação para a fotografia.
O sensor principal de captura de imagens conta com nada menos do que 47,2 MP, medindo uma polegada e tem uma estabilização óptica de imagem. Ainda de acordo com as características físicas anunciadas, o sensor conta com distância focal de 19 mm e abertura máxima de f/1.9, garantindo registros com maior contagem de megapixels e gravação de vídeo em 8K.
O celular conta ainda com um sensor de 1,9 MP para dados de profundidade e que permite com que os usuários tirem fotos com o efeito de fundo desfocado em tempo real, por exemplo. Para proteger essas câmeras maiores do que as convencionais, o smartphone conta ainda com uma tampa magnética para proteger as lentes quando não estiverem em uso.
Em relação as demais características do telefone, ele conta com o chipset Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm. Então, o aparelho tem 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno (expansível até 1 TB com cartão micro SD).
Já a interface do smartphone é própria da marca e foi construída baseada no Android 12. O telefone conta ainda com uma série de predefinições e filtros especiais para melhoria da qualidade de fotos e vídeos.
Já em relação ao design, o smartphone tem um visual um pouco diferenciado, cujo destaque acaba sendo as laterais mais planas. O telefone conta ainda, na parte da frente, com um recorte para a câmera frontal, que é de 16 MP. A tela é um display plano IGZO OLED de 6,6 polegadas com taxa de atualização de 240 Hz.
Neste primeiro momento, o smartphone será disponibilizado apenas no mercado japonês, pelo preço sugerido de 225.360 ienes, o que seria equivalente a cerca de R$ 8,5 mil na conversão atual.