Com o avanço da tecnologia muitos aplicativos estão sendo produzidos com a mais variedade de utilizações e funções. Muitas pessoas baixam esses programas em seus aparelhos móveis por conta da facilidade, já que hoje em dia e com a correria, queremos fazer muitas coisas de uma vez só, portanto estar na fila de um banco e estar conectado na internet por meio de um aplicativo para realizar trabalhos, por exemplo, já é possível, e muita gente já está fazendo isso.
Cada vez mais avançados e interativos, os aplicativos podem oferecer diversos recursos desde uma simples pesquisa até escrever em uma página de Word, sem contar com aqueles que possuem apenas uma única tarefa como fazer uma compra pelo celular ou como editar e modificar fotos.
Por que ter um aplicativo no celular?
Com essa percepção e com esse avanço tecnológico muitas empresas e setores já estão começando a ser adeptos a esse tipo de produto, já que atualmente qual é a pessoa que não acessa a internet pelo celular, não é mesmo?
O fato é que com a popularização de novos e mais tecnológicos aparelhos móveis e com muitos planos para celulares com internet 3G, todas as pessoas estão conectadas seja no transporte público, no almoço ou até na fila do supermercado. O fato é que a internet juntamente com o celular já se tornou indispensável na vida dos brasileiros – e do mundo.
Receita lança novo aplicativo
Todo ano, os brasileiros declaram para a Receita Federal o Imposto de Renda da Pessoa Física que deve ser declarado até o dia 30 de abril de cada ano. Isso é necessário para que o contribuinte não faça parte da malha fina.
Essa declaração na mais é que deduzir uma porcentagem da renda de cada contribuinte por ano para o governo federal que é feita a partir da tabela do fiscalizador presente em cada país.
Pensando nisso e para facilitar a vida do contribuinte, na última segunda-feira, dia 03, a Secretaria da Receita Federal lançou um aplicativo que poderá ser baixado em smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e IOS, e que tem como finalidade fazer um “rascunho” para realizar o Imposto de Renda.
Como utilizar e como funciona esse aplicativo?
Você não vai precisar utilizar o certificado digital para conseguir baixar esse programa no seu dispositivo móvel, e essa nova ferramenta está disponível desde o dia 03 de novembro até o dia 28 de fevereiro. Você só vai precisar baixar o aplicativo no seu celular (mas apenas até março, pois após esse período o aplicativo não estará mais disponível para fazer o rascunho, somente para importar o arquivo) e começar a rascunhar (preencher sua declaração do IR), mas lembrando que esse rascunho é opcional, só se adepta à ele aquelas pessoas que o julgarem necessário.
Essa novidade não vai alterar as regras já existentes nessa declaração, elas permaneceram as mesmas (reforçando que o contribuinte deve guardar os recibos durante cinco anos). Os dados desse rascunho serão importados para a declaração final.
Essa nova ferramenta pode ser utilizada tanto para as pessoas que declaram o IR pelo formulário completo como pelo simplificado.