Com as eleições, cada vez mais pessoas começam a procurar por candidatos em quem votar, seja para cargos como deputado estadual ou deputado federal, governador, senador ou presidente da república.
E esta busca pode ser realmente difícil, principalmente por causa da quantidade considerável de pessoas que simplesmente não entende absolutamente nada de política, e que também não está familiarizada com os nomes e com as propostas apresentadas.
Portanto, seguindo a tendência do lançamento de muitos aplicativos, alguns úteis, outros inúteis, foi lançado um aplicativo chamado Voto x Veto, que nada mais é do que uma ferramenta que auxilia o usuário na escolha de candidatos.
Criado pelo estudante do último ano de engenharia da computação Walter César Nogueira da Silva, o aplicativo Voto x Veto já pode ser considerado um sucesso, já que ele apresenta nada menos do que 50 mil usuários atualmente.
A inspiração para a criação do aplicativo que permite aos usuários comparar candidatos e avaliar propostas, entre outras coisas, veio SOS aplicativos de relacionamento, como o Tinder e o Lulu.
Apesar de ambos os exemplos acima nada terem de ligação com o cenário político do Brasil, eles tinham duas características que chamaram a atenção do criador do Voto x Veto: formato simples e muitos usuários.
Ao observar seus colegas, Walter logo percebeu que a política estava longe de ser um dos principais interesses apresentados, e ele próprio se via meio que alienado em relação a estas questões.
Pois ele logo percebeu, com base em leituras feitas na internet, que havia grandes oportunidades presentes em áreas muito pouco exploradas, e que a política realmente era uma destas áreas.
Portanto, ele logo decidiu criar um aplicativo voltado para assuntos políticos, baseado em aplicativos como o Tinder e o Lulu, e que deveria servir de ferramenta útil, especialmente para pessoas que assim como ele e seus amigos, não tinham muito interesse pela política.
No entanto, mesmo sabendo que se tratava de uma área pouco explorada e com potencial de crescimento, o fato é que o próprio Walter ficou surpreso com a repercussão de seu aplicativo.
E isto ficou ainda mais evidente quando ele percebeu que o Voto x Veto já contava com nada menos do que 50 mil downloads feitos, sendo que atualmente, o aplicativo já apresenta uma média de downloads diários de 5 mil.
Com 1.300 propostas de 11 candidatos à presidência da república para serem avaliadas pelos usuários, o Voto x Veto já conta com algumas propostas de candidatos aos governos estaduais, o que o deixa ainda mais completo.