Foi anunciado pela Samsung o lançamento do Galaxy W, novo smartphone da empresa. Mesmo com uma configuração não muito surpreendente, o aparelho se destaca pela atípica tela de 7 polegadas. O mercado asiático é bem adepto de smartphones com telas gigantes, caracterizados como híbridos entre tablets e smartphones, e este não foge desse conceito.
A Samsung já é conhecida por seus modelos levemente excêntricos, sendo a firma de eletrônicos e tecnologia mais famosa da Coreia do Sul. Entre os diversos celulares, câmeras fotográficas e outros aparelhos desenvolvidos pela empresa, a Samsung tem seu trabalho mundialmente reconhecido.
Entre suas especificações, podemos começar pelo processador quad-core de 1.2GHz, acompanhado de 1.5GB de memória RAM, 16GB de memória interna, com possibilidade de expansão por cartão microSD de até 64GB. O Galaxy W conta com uma bateria de 3.200 mAh, com um tempo de economia de energia semelhante aos seus antecessores. Ao contrário de outros lançamentos da empresa, o novo modelo não vem com o Android KitKat (4.4.2) de fábrica, mas sim com sua versão antiga, o Android “Jelly Bean” (4.3).
Tratando da câmera, podemos esperar uma boa resolução, de 1280x720, através da fotografia de uma câmera traseira de 8 megapixels e uma frontal com 2 megapixels. O armazenamento fotográfico é bem amplo, graças ao espaço na memória para álbuns de fotos.
Mesmo em tamanho grande, o aparelho pesa apenas 249 gramas, garantindo maior mobilidade aos usuários. Para melhorar a aderência, a empresa escolheu para a carcaça do aparelho o couro sintético, mesmo material presente no Galaxy Note 3 e no Galaxy S4 Black Edition.
Outro Galaxy W foi lançado em 2011, posicionando-se logo abaixo do Galaxy S, carro chefe da empresa na época. Seguindo a mesma ideia do Galaxy Mega de 6,3 polegadas, até então a maior tela da empresa, o novo Galaxy W traz funcionalidades Multi Window (permitindo rodar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela), o Pop up Play (exibe vídeos durante a execução de outros aplicativos) e o S Planner (adaptado para aproveitar o espaço físico do aparelho).
Inicialmente, o Galaxy W será comercializado apenas no mercado asiático, por 499,400 KRW, o equivalente a R$ 1.100 no Brasil. O preço foi considerado abusivo, tendo em vista que grande parte dos smartphones comercializados na Coreia do Sul (como o Galaxy S5, Note 3 e o iPhone 5) não passam de 400 KRW. Ainda não há expectativa de lançamento no mercado americano.