A Samsung está disponibilizando para os smartpthones que estejam atualizados com a versão mais recente do sistema operacional One UI 6 uma nova ferramenta de segurança que será uma camada extra de proteção contra vírus que podem invadir os telefones dos usuários. O chamado Auto Blocker poderá ser ativado pelo próprio usuário.
O recurso vai oferecer e facilitar a vida do usuário para que ele defina algumas opções de segurança, dando mais controle sobre os processos de sideloading, como são chamadas as instalações de aplicativos de fontes externas (fora da Play Store).
Por padrão, o recurso virá desativado para permitir que os usuários instalem arquivos APKs ou para que eles possam definir experiências avançadas de personalização, por exemplo. Mas a partir do momento que essa opção for ativada, o smartphone não vai mais liberar a instalação de apps que não venham de fontes confiáveis, que neste caso são apenas as lojas Google Play e Samsung Store.
O sistema contará ainda com uma função ativa de verificações de segurança nos aplicativos. Isso reforça sua segurança ao detectar a presença de vírus em programas instalados no aparelho, evitar comandos prejudiciais e impedir a instalação de aplicações por meio de cabo USB. O recurso deve proteger especialmente caso o usuário tenha o seu telefone sendo acessado de forma física por outra pessoa.
A atualização de segurança também será feita com o novo Message Guard, a solução de segurança da Samsung para aplicativos de mensagem. O recurso previne ataques do tipo zero click ou de mensagens que escondem códigos maliciosos. Zero click é o nome dado ao tipo de ameaça que pode ser executada em um aparelho sem qualquer ação por parte do dono do dispositivo. A proteção deverá ser ampliada para apps como WhatsApp, Messenger e Telegram.