Telegram: o rival do Whats App e do Viber

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas originário da Rússia, que chegou ao Brasil para fazer frente ao Whats App e ao Viber.

Por Victor Palandi

publicado em Android

O WhatsApp foi vendido por 16 bilhões de dólares para o Facebook, e hoje em dia é o aplicativo de mensagens instantâneas mais famoso e usado que há no Brasil. O Viber está chegando com força e já se mostra uma alternativa interessante para quem deseja enviar mensagens de modo prático e eficiente.

Só que eles não são os únicos aplicativos do gênero que há no mercado. Há também o Telegram, que é um aplicativo que chegou recentemente ao Brasil e que já está fazendo muito sucesso.

O que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas originário da Rússia, e que chegou ao Brasil sem muito alarde há alguns meses, mas que já está se tornando uma alternativa ao WhatsApp, que já demonstra alguns sinais de cansaço, especialmente notados pelos envios de mensagens com atraso, por exemplo.

Como funciona o Telegram?

Ele é um aplicativo de mensagens instantâneas bem parecido com o WhatsApp e com o Viber, mas quando analisado mais de perto, apresenta uma série de serviços e funções exclusivas e diferenciadas.

Isso torna o Telegram um aplicativo que tem tudo para se tornar uma verdadeira febre nos próximos meses.

Um desses serviços que mais sucesso tem feito e que mais atenção tem chamado é o “secrets chats”, que nada mais são do que uma forma de envio de mensagens mais segura do que as mensagens tradicionais.

Tudo por causa de um método de criptografia diferenciado do que normalmente é utilizado, o end-to-end, que não permite que as mensagens sejam descriptografadas antes de chegar ao destinatário. Para completar, essas mensagens “secretas” não deixam rastros nos servidores do Telegram. Coisa de cinema, não é mesmo?

Outro fator interessante desse serviço exclusivo é que uma mensagem que foi enviada dessa forma não poderá ser compartilhada pelo seu destinatário, o que evita constrangimentos futuros com conteúdos impróprios.

Gratuito de verdade

Ao contrário do WhatsApp, que só é gratuito durante um período de testes chamado de “Trial”, o Telegram é realmente gratuito, e isso não se refere a apenas um período de utilização, mas sim a todo o tempo.

E também não há qualquer tipo de publicidade nele, o que irá agradar muito aos que ainda não o conhecem.

Isso se dá devido ao fato de que seus idealizadores não têm a menor intenção de obter qualquer tipo de lucro com o Telegram, que é sustentado por um fundo de investimento russo.