Os celulares surgiram com o intuito de fazer ligações, mas com o tempo foi se tornando máquinas mais potentes do que computadores. Atualmente, um celular que não é capaz de fazer ligações continua útil, já que existem diversos aplicativos e funcionalidades que o tornam muito importante.
Durante a evolução dos telefones móveis até o que temos hoje, muitos aparelhos ruins foram criados. Neste período, quem mais tinha gana e dinheiro para investir em produtos tecnológicos eram os executivos. Eram eles que queriam aparelhos de telefones inteligentes!
Foi, então, que a empresa Research in Motion, ou BlackBerry, decidiu criar uma linha de smartphones e tablets para o mundo corporativo. Voltado para empresários e executivos, seus aparelhos fizeram muito sucesso por vários anos, até sucumbir perante o iPhone, da Apple.
Origem da BlackBerry
Até 2007, todos os produtos da empresa eram sonhos de consumo das pessoas, pois estavam bastante evoluídas em comparação aos seus concorrentes. Desde os últimos 6 anos, a companhia vem capengando bastante, pois a Apple se tornou o novo xodó das pessoas de classe alta.
De todo o modo, alguns dos seus principais produtos ainda estão em linha: o BlackBerry Bold, BlackBerry Torch e BlackBerry Curve.
Curiosidades do BlackBerry
Você sabe de onde surgiu o nome da empresa? Esta é uma curiosidade bastante pesquisada, porque são poucas as pessoas que sabem o motivo pela qual escolheram o nome de uma fruta para representar uma das principais companhias de aparelhos de telecomunicação do Mundo. A razão é interessante: uma pessoa, certa vez, disse que o teclado do seu aparelho parecia um punhado de sementes de amoras pretas. Então, colocaram o nome da empresa de BlackBerry, “amora preta” em inglês.
Outra curiosidade legal da empresa é que uma pesquisa mostrou a existência de uma incrível média de 1 a cada 3 pessoas com alergia aos aparelhos da BlackBerry. Depois de estudarem melhor, perceberam que o motivo se dá pela presença de níquel, o que desencadeia uma dermatite de contato, ou seja, coceira ao coloca-lo na pele.
Por fim, esta curiosidade é uma notícia e bastante recente: a empresa está pensando em colocar-se a venda. Depois de demitirem 5 mil funcionários e suas ações caírem na Bolsa de Valores, a situação está insustentável, até porque as vendas estão em baixa. O que será que acontecerá? Veremos nos próximos capítulos!