O Mozilla é uma plataforma de suíte de aplicativos para Internet gratuita e que possui inúmeros componentes, como suíte para aplicativos, além de inúmeros aplicativos para internet, como um navegador para web, cliente para correio eletrônico, um editor HTML e um cliente de chat IRC. O projeto foi criado pela Netscape Communications Corporation e passou a ser desenvolvido pela Fundação Mozilla, passando por inúmeras atualizações de segurança e para aprimoramento do sistema.
A última novidade da plataforma foi a criação de um sistema operacional, o Firefox OS. Entretanto, o sistema operacional ainda não ganhou muita notoriedade e não atraiu os olhares de muitas empresas de telefonia móvel para implementação do sistema em seus smartphones. Para aprimorar o sistema e fazer com que se torne mais popular, o Mozilla anunciou nos últimos dias o lançamento do seu smartphone próprio: o Firefox OS Flame.
A ideia do smartphone surgiu a partir da ideia de servir como apoio para que os desenvolvedores aprimorem o sistema e criem aplicativos e demais ferramentas capazes de impulsionar o sistema operacional da empresa e fazer com que se torne mais acessível e atrativo para as empresas de telefonia móvel, sendo o mesmo tipo de relação que se estabeleceu entre os aparelhos da Nexus para o Google e o Android.
O dispositivo móvel nasceu da parceria estabelecida entre a Mozilla e a empresa Thendersoft e traz como especificações técnicas o processador dual-core de 1,2 GHz Snapdragon 200, memória RAM que pode variar de 256 MB até 1 GB, de acordo com a necessidade de espaço do desenvolvedor. Quanto ao armazenamento interno possui capacidade de 8GB, com slot para cartão microSD para expansão da capacidade.
Possui ainda, tela de 4,5 polegadas com resolução que chega até 854x480 pixels. Já a câmera frontal possui 2 megapixels de resolução, enquanto a traseira vem com 5 megapixels, foco automático e flash, além de bateria de 1.800 mAh, conectividade NFC e espaço para dois chips SIM.
Trata-se de um aparelho intermediário e que já está disponível para pré-venda com foco em desenvolvedores de todo o mundo por US$ 170 até para brasileiros por meio do site Everbuying.com. Estima-se que os aparelhos móveis sejam entregues ate 30 de junho para os compradores. O Firefox OS Flame pretende dar bastante liberdade para que os desenvolvedores criem nossas ferramentas e aplicações, de modo a possibilitar o teste de diferentes apps para a plataforma que pretende expandir-se.