O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou que pretende lançar um novo aplicativo que terá como principal objetivo ajudar as pessoas a bloquear os seus telefones quando eles forem roupados. Ele se chama “Proteja Seu Celular”, e poderá ser utilizado a partir da conexão com pessoas de confiança.
A ferramenta faz parte de uma iniciativa do governo que tem como principal objetivo diminuir os números de roubos e furtos de aparelhos. “Você desestimula o roubo. O ladrão não vai ter acesso nem aos apps e o aparelho vai valer R$ 10. Se o Google entrar, vai apagar o sistema operacional Android. Aí vira um pedaço de metal“, explicou Ricardo Cappelli, secretário-executivo do MJSP, em entrevista.
O sistema vai contar tanto através do aplicativo como também através do site. No momento em que o usuário for fazer o seu cadastro e instalar o app no seu telefone ele poderá cadastrar até duas pessoas de confiança, que poderão bloquear o telefone em caso de perda ou roubo.
Para que este bloqueio possa ser feito, as pessoas terão que cadastrar o IMEI do celular e registrar os dados de contato para duas pessoas de confiança. No momento da perda do dispositivo, qualquer uma das pessoas pode acessar o serviço e ordenar o bloqueio total do celular.
O sistema poderá ser utilizado em conjunto com as camadas de segurança que já são oferecidas pelos telefones com sistema operacional Android e iOS, sendo que cada um deles também permite com que os telefones sejam bloqueados a distância. Mas a opção do governo pode ser interessante, pois vai permitir que a outra pessoa bloqueie rapidamente o telefone perdido, sem precisar de dados de login e senha dos serviços do Google e da Apple.
Por enquanto, ainda não foi divulgada uma data para o lançamento da ferramenta.