O iPhone 5 é um dos smartphones mais famosos e mais cobiçados da atualidade, sendo que praticamente todos os consumidores do mundo que se interessam por gadgets de última geração o conhecem.
Pois eis que uma notícia caiu como uma bomba sobre a cabeça dos usuários do aparelho da Apple, já que a empresa do lendário Steve Jobs anunciou a convocação de um recall de bateria do iPhone 5.
O anúncio feito pela Apple indica que um recall será necessário para resolver um problema na bateria do iPhone 5, que, segundo informações, estaria apresentando queda de autonomia, obrigando os usuários a terem de carregar o aparelho com uma frequência maior do que a normal.
Ainda segundo a própria Apple, a porcentagem de aparelhos afetada pelo problema é mínima, sendo que ela mesma utilizou a expressão “pequena porcentagem” para se referir à quantidade de aparelhos que será afetada pelo processo de recall.
A empresa informou que os aparelhos afetados pelo problema e cujos proprietários deverão responder à convocação de recall foram fabricados entre setembro de 2012 e janeiro de 2013.
Para que os usuários consigam identificar se a bateria de seu iPhone 5 necessita ser realmente substituída, a Apple disponibilizou, como uma de suas principais medidas, uma ferramenta que pode ser acessada por meio de seu site oficial.
A ferramenta funciona de modo simples, já que basta ao usuário digitar o número de série do aparelho, sendo que este número poderá ser localizado por meio do aplicativo Ajustes do smartphone, onde o usuário deverá pressionar o menu Geral e depois procurar pela opção Sobre.
Para os usuários brasileiros, a Apple afirmou que a bateria só poderá ser substituída se o aparelho foi comprado no país.
Além das medidas para ajudar aos usuários a identificar se seus iPhones realmente precisam ter suas baterias substituídas, a Apple também fez uma série de recomendações.
A principal indica que os usuários deverão realizar um backup de todos os dados por meio do aplicativo iTunes. Além disso, a empresa orienta que seja desligada a opção Find my Phone, para que deste modo, após o procedimento de substituição da bateria, as músicas, vídeos e fotos possam ser recuperados utilizando o iTunes para isso.
Fora da linha de produção desde setembro de 2013, o iPhone 5 foi substituído pelo iPhone 5C e pelo iPhone 5S, que não apresentaram o mesmo problema, e, portanto, não fazem parte do procedimento de recall.