Uma nova patente criada registrada pela Apple nos Estados Unidos revela que a empresa está preocupada com os bisbilhoteiros que ficam por perto das pessoas e que podem acabar visualizando o conteúdo da tela dos iPhones de outros. O projeto trata-se de óculos que vai exibir o conteúdo da tela, sem que as pessoas ao redor consigam ver a mesma coisa.
O projeto criado pela companhia está sendo chamado de Óculos de Privacidade. Nas informações que constam no pedido de patente, o acessório é descrito da seguinte forma: “um dispositivo para saídas gráficas com visão corrigida e saídas gráficas padrão em um dispositivo eletrônico”.
Este sistema, na prática, funcionaria da seguinte forma: ao ser acionado, todo o conteúdo do iPhone apareceria nublado para as pessoas que não estivessem utilizando os óculos. Ao colocar o acessório, as pessoas poderiam realmente ver tudo o que está sendo mostrado na tela naquele momento.
A patente afirma que o iPhone teria a capacidade de detectar automaticamente os óculos especiais quando eles estivessem sendo utilizados no rosto do usuário. Isso aconteceria através de um sistema que também seria capaz de identificar detalhes como barba e bigode, além de diferenciar se o indivíduo estaria usando óculos de leitura ou de sol, por exemplo. O objetivo seria tornar mais eficiente o Face ID para desbloquear a tela do dispositivo.
Mesmo com a patente registrada, até o momento não existe nenhuma confirmação de que o sistema realmente vai ser utilizado na próxima ou nas próximas gerações do iPhone. Vale ressaltar que os registros de patente são feitos de forma corriqueira pelas empresas, para garantir que os seus sistemas estejam protegidos.
Além disso, é bom lembrar que os últimos lançamentos tecnológicos envolvendo óculos não foram muito bem-sucedidos. Foi o caso do Google Glass, lançado no ano de 2012 com muito barulho mas que simplesmente não pegou.