Especialistas de segurança que trabalham na empresa Kapersky identificaram um novo vírus que ataca iPhones sem precisar de nenhuma ação por parte dos usuários. De acordo com o relatório que foi divulgado pela equipe que trabalhou nesta descoberta, para se tornar uma vítima tudo o que o usuário precisa é receber uma mensagem através do iMessage com um anexo comprometido.
A descoberta inicial foi feita quando um dos próprios profissionais de segurança que trabalha na empresa descobriu que o seu telefone estava infectado com um vírus desconhecido. A informação que foi divulgada dá conta que dezenas de iPhones e iPads das equipes da Kapersky foram infectados, mas detalhes não foram divulgados.
A equipe afirmou ainda que o vírus se aproveita de uma brecha de segurança que ainda não foi identificada pela empresa. O vírus teria coletado ainda informações referentes as imagens enviadas em aplicativos de mensagens, gravações de microfone, geolocalização e outros registros de atividade no próprio dispositivo.
Não foram encontrados registros de que o vírus tenha acessado algum tipo de rede social e nem de serviços de e-mails dos usuários dos equipamentos que foram comprometidos.
Os pesquisadores não acreditam que eles tenham sido as vítimas principais, uma vez que operações de espionagem desta natureza normalmente miram em líticos, jornalistas, ativistas e indivíduos envolvidos com políticas no geral.
A Kaspersky informa ainda que este é um vírus que, em um primeiro momento, parece ser direcionado para determinados tipos de alvos, e que não existe uma ameaça em potencial identificada. A Apple já teria sido notificada da brecha de segurança, mas ainda não teria se posicionado oficialmente sobre o assunto.