Uma notícia tinha tomado conta da mídia especializada em tecnologia, pois o Facebook havia manifestado interesse em comprar o Snapchat, o aplicativo de mensagens instantâneas que se “autodestroem”.
Pois eis que o Facebook não conseguiu comprar o Snapchat, mas decidiu desenvolver um aplicativo similar para concorrer com ele, exatamente com a mesma funcionalidade que fez do Snapchat um sucesso. Vamos conhecê-lo?
O nome desse novo aplicativo desenvolvido e lançado pelo Facebook é Slingshot, e ele tem como principal característica trazer a mesma funcionalidade que o Snapchat que a rede social de Mark Zuckerberg pretendia comprar.
Ou seja, com o Slingshot, as mensagens e imagens enviadas pelos usuários se autodestroem depois de um tempo, como ocorre com os usuários do Snapchat, que tanto sucesso tem feito.
O aplicativo foi disponibilizado pelo Facebook na App Store no último dia 9 de junho, com uma interface para troca de mensagens por intermédio de fotos e imagens, sendo que ele é compatível com dispositivos que rodam no iOS.
O Facebook afirmou que irá disponibilizar o Slingshot para outras plataformas muito em breve, o que demonstra que mais novidades sobre esse aplicativo deverão surgir nos próximos meses.
Com a criação e lançamento do Slingshot o Facebook demonstra mais uma vez quais são as suas intenções para o futuro próximo, com uma estratégia de “se dividir em vários pedaços”, ampliando sua atuação.
O lançamento do Slingshot não foi a primeira tentativa de “copiar” o Snapchat, já que outro aplicativo do Facebook também apresentava uma funcionalidade similar, sendo que seu nome era Poke.
No entanto, por ter sido considerado um verdadeiro fracasso por parte do Facebook, o Poke acabou sendo retirado do mercado, e com isso, abriu-se espaço para o desenvolvimento do Slingshot.
E o Slingshot, aparentemente, tem tudo para apresentar melhores resultados do que seu antecessor, o Poke, o que poderá significar para o Facebook a oportunidade de rivalizar diretamente com o Snapchat.
Além do Slingshot, o Facebook também já possui uma ferramenta interessante que também apresenta uma funcionalidade similar à que é apresentada pelo Slingshot e pelo Snapchat. Essa ferramenta se chama Instagram Direct.
Apesar de oferecer bate-papo por imagens e fotos, ele não oferece a opção de apagá-las automaticamente, e também não caiu no gosto do grande público, o que também contribuiu para a criação do Slingshot para competir com o Snapchat que o Facebook tanto queria comprar, mas não conseguiu.