Os usuários da Apple já estão recebendo nos seus dispositivos a versão mais recente do sistema operacional iOS. O upgrade para a versão 15.4 oferece uma série de novos recursos para os telefones, incluindo a possibilidade de utilizar o desbloqueio facial Face ID mesmo quando o usuário estiver utilizando máscara.
Essa é considerada pela empresa da maçã como a maior atualização de softwares desde o lançamento do iOS 15, que acontecem em setembro do ano passado. O update mais recente do sistema virá pré-instalado nos novos modelos da Apple: o iPhone 13, iPhone 13 Pro e a versão mais barata da linha, o iPhone SE.
Um dos recursos mais significativos é o Face ID, que agora consegue reconhecer os usuários mesmo quando eles estiverem utilizando máscara de proteção. Para isso, o recurso usa uma proporção menor para fazer a verificação da identidade, o que exigirá do usuário mais atenção ao segurar o telefone e poder desbloqueá-lo. Caso o ângulo não esteja bom, surgirá um aviso pedindo para olhar mais diretamente para a tela.
Outra novidade é uma nova voz para a Siri, que foi batizada de “Quinn” e que pertence a um membro da comunidade LGBTQIA+. Neste primeiro momento, a opção está disponível apenas para o pacote em inglês. Um pacote com novos emojis também foi disponibilizado, com 37 novas opções.
O controle universal também está disponível e permite que os usuários conectem diversos dispositivos (Macs e iPads) a uma fonte, utilizando o teclado e o mouse para mover conteúdos entre os aparelhos. Os usuários podem escolher um dispositivo para ser o principal e os outros ficam como telas secundárias.
Assim como de costuma em qualquer atualização de segurança, o iOS 15.4 também oferece novas opções de segurança. No AirTag, dispositivo usado para rastrear objetos da Apple — como celulares, AirPods e Apple Watch — foram adicionados recursos anti-stalk, como alertas e instruções, pois o aparelho estava sendo usado indevidamente para stalkear pessoas. No iCloud Keychain, sistema de gerenciamento de senhas, agora é possível adicionar notas às informações de login e senhas salvas.
A atualização será liberada para todos os telefones com modelos a partir do iPhone 6S.