Antes mesmo da chegada do iPhone 14 no mercado, diversos rumores já surgem sobre aquelas que devem ser as principais características do iPhone 15. O aparelho deve acabar inaugurando um nosso sistema de câmera periscópica, com lentes fornecidas pela LG Innotek e pela Jahwa Eletronics.
Uma informação que pode acabar ajudando a confirmar estes rumores é o anúncio feito no mês passado pela Jahwa Eletronics que investiu mais de U$ 191 bilhões (cerca de R$ 890 bilhões) para a expansão das instalações da companhia, a fim de produzir novos modelos de lentes.
Não se trata de uma tecnologia completamente inovadora dentro do mundo dos smartphones. Apelidada como “câmera dobrada”, ela pode ser encontrada em modelos de celulares como o Galaxy 22 Ultra, da Samsung. No caso deste modelo específico, ele conta com uma lente que oferece um zoom óptico de 10x.
As informações que circulam em sites especializados internacionais foram obtidas a partir de um relatório interno que descreve o uso de prismas para refletir a luz, além de lentes um pouco mais espaçadas que o convencional, dando ao conjunto a capacidade de captar imagem de alta qualidade com zoom poderoso.
Se for confirmado, o novo conjunto vai funcionar de uma forma diferente quando comparado com o atual sistema de câmeras dos telefones da Apple. Isso porque o modelo utilizado para o novo sistema periscópico usaria um método de guia esférico rolante que para mover a lente durante o processo de estabilização de imagem, o que tornaria o controle mais preciso do que o método de molas adotado hoje nos celulares da maçã.
Ainda não se sabe, a partir dos dados que foram obtidos, qual seria a capacidade de zoom do futuro smartphone da Apple, mas pode ser que ele fique entre 5X e 10X.