O recurso de desbloqueio facial acabou se tornando um problema em tempos e pandemia. Afinal de contas, os dispositivos móveis não conseguem liberar o uso do aparelho quando as pessoas estão utilizando máscara, já que o desbloqueio facial leva em consideração o rosto da pessoa como um todo. Mas parece que a Apple está prestes a oferecer uma atualização para resolver o problema no seu iPhone.
A informação foi encontrada pelo portal 9to5Mac numa versão beta do futuro iOS 15.4. O recurso que aparece citado é muito parecido com um que já foi lançado na Apple Watch. Além disso, o mesmo sistema de atualização deve ajudar os usuários a conseguir desbloquear o seu telefone mesmo quando está utilizando óculos.
O suporte à máscara foi visto pela primeira vez pelo youtuber Brandon Butch, que compartilhou a descoberta no Twitter. Na tela de configuração há o aviso de que o Face ID funciona de forma mais precisa com o reconhecimento completo do rosto. A autenticação e desbloqueio com uso de máscara se dará com o uso de características únicas ao redor dos olhos. A tecnologia deve permitir, inclusive, pagamentos pelo Apple Pay— um indicativo de que a Apple confia no recurso.
Outro aperfeiçoamento na tecnologia de autenticação do recurso diz respeito a quem usa óculos. A captura de tela divulgada pelo portal 9to5Mac mostra um aviso de que “usar o Face ID enquanto usa máscara funciona melhor quando configurado para reconhecer cada par de óculos que você usa regularmente”. Além disso, há o aviso de que o desbloqueio facial não suporta óculos escuros.
Os testes feitos pelo Youtuber entregam que o recurso deve funcionar somente nas linhas do iPhone 12 e também do iPhone 13. Por enquanto, a Apple não confirma oficialmente as informações.