Hoje em dia os telefones modernos contam com diversos sistemas e recursos de segurança que podem ser ativados em diversas ocasiões, incluindo quando eles são furtados, roubados ou simplesmente perdidos. Os usuários de iPhone, por exemplo, conseguem rastrear seus telefones mesmo quando eles estão desligados.
O procedimento deve ser feito pelo iCloud aberto em qualquer navegador em computadores com internet, mediante a informação de dados como login e senha. Além disso, também é possível utilizar o app Buscar disponíveis em outros dispositivos da Apple, até mesmo no Watch.
Ativando a busca do iPhone
Antes de mais nada, os usuários devem sempre ativar o recurso no seu telefone, através dos seguintes passos:
- Abra o app Ajustes;
- Toque no seu nome de perfil;
- Selecione “Buscar”;
- Toque em “Buscar iPhone”;
- Ative todas as opções.
Como rastrear iPhone
A partir do momento em que este recurso estiver acionado, os usuários conseguem usar o iCloud para localizar o telefone. O sistema consegue rastrear a posição exata do aparelho enquanto ele estiver ligado e conectado à internet.
De acordo com as orientações da Apple, é recomendável fazer esse procedimento num dispositivo que já está conectado e autenticado com sua conta no iCloud, pois o login em outros computadores exige um código de verificação enviado para o celular.
Para isso, basta seguir estes passos:
- Acesse icloud.com;
- Faça login com o ID Apple;
- Abra a lista de funções e clique em “Buscar”;
- Selecione o iPhone;
- Veja a posição exata.
A partir do momento que o sistema consegue encontrar o telefone, ele oferece as seguintes opções:
- Reproduzir som: cria um alerta sonoro, ideal para encontrar o aparelho quando você o perde dentro de casa;
- Modo perdido: bloqueia o acesso ao aparelho e só desbloqueia novamente a partir de código enviado para o iCloud. Também permite criar uma mensagem personalizada para entrar em contato com a pessoa que encontrou o dispositivo;
- Apagar iPhone: bloqueia e apaga todas as informações do aparelho. É uma função indicada para casos mais extremos, como quando o iPhone é roubado e sem muitas chances de recuperação.