Um novo aplicativo de relacionamentos promete ajudar as pessoas a encontrar o par perfeito a partir da análise do rosto. A proposta do SciMatch é utilizar tecnologia de Inteligência Artificial junto com um sistema de reconhecimento a partir de uma única selfie enviada pelo usuário no momento da sua inscrição.
De acordo com os criadores, o app utiliza um algoritmo próprio que consegue scanear o rosto das pessoas em busca de características de personalidade e estilo de vida. A partir destas informações ele parte em busca de outros usuários que tenham características compatíveis. O índice de sucesso que o algoritmo teria é de 87%, o que deixaria ele em uma posição acima do líder de mercado, o Tinder.
Mesmo apostando em uma tecnologia complexa e que acaba não tendo muitos dos seus detalhes revelados, os criadores do app afirmam que ele será mais simples para as pessoas, fazendo com que elas não tenham que postar suas melhores fotos, por exemplo.
O sistema de IA que é o principal diferencial do app é chamado de Ruby, que se utiliza de aprendizado de máquina para entender as imagens e melhorar os matches a cada usuário cadastrado. Ela foi programada pelas irmãs Yanina e Viktoryia Strylets com base em um estudo da Universidade Politécnica Noroeste, de Xi’an, na China.
O estudo que acaba sendo utilizado como base afirmam que existem cinco personalidades básicas que podem ser inferidas pelo rosto das pessoas. Elas envolvem extroversão, abertura, consciência, favorabilidade e neuroticismo. Essas características foram aprendidas pela IA através de bancos de dados com milhões de fotos, e deve seguir aprendendo com as fotos dos usuários.
Por enquanto, o SciMatch conta com versões apenas para iOS.