Há conceitos que para muitas pessoas parecem eternos, mas que com o avançar das tecnologias, acabam por se tornar obsoletos, e deixam de fazer parte de nossas vidas, caindo no esquecimento.
O papel é uma das invenções mais antigas que nós ainda usamos nos dias de hoje. Mas ao que parece, ela pode estar com os seus dias contados. Pelo menos é o que imagina a Sony, que finalmente anunciou o lançamento de modo oficial o seu protótipo Digital Paper.
Um eReader para mudar o mundo
A ideia da Sony é mesmo substituir o papel, o que por si só já seria uma grande revolução bem intencionada, já que se consomem milhões de árvores todos os anos para que se faça papel.
Mas o Digital Paper da Sony terá de ser, acima de tudo, uma alternativa mais barata, já que custará 1.100 dólares cada.
A Sony disse que o dispositivo, que é uma tela de 13,3 polegadas, será voltado, ao menos inicialmente, para os consumidores do mercado empresarial, o que talvez justifique seu alto preço.
A Sony anunciou que o Digital Paper será lançado de modo oficial no próximo mês de maio, ao menos no mercado dos Estados Unidos. Para o mercado brasileiro, ainda não há previsão de chegada, e ao julgar pelos outros grandes lançamentos tecnológicos dos últimos meses, muito provavelmente custará uma fortuna por aqui.
A Sony criou um dispositivo que assumirá o real significado de seu nome, sendo um papel digital, com alta tecnologia voltada para quem deseja ler e fazer anotações no dispositivo, que chega com uma caneta para fazer essas anotações.
A intenção da Sony é melhorar ainda mais o dispositivo e torná-lo o substituto dos atuais livros escolares.
Com uma tela de 13,3 polegadas com resolução de 1600 x 1200p, o Digital Paper tem Wi-Fi, 4 GB de memória interna, que pode ser expandida com o auxílio de um cartão de memória MicroSD.
A tela é touchscreen é capacitiva e com o advento da caneta, tem o diferencial de permitir anotações e até mesmo que a pessoa escreva em grandes quantidades.
As questões ambientais tomam cada vez mais conta do mundo moderno, que está cada vez mais preocupado com o futuro do planeta e com a utilização de seus recursos naturais. Por isso, o lançamento da Sony representa um grande passo na tentativa de diminuir a utilização de papel do tipo convencional, que exige uma quantidade imensa de recursos todos os anos.