A internet revolucionou o Mundo de uma maneira sem precedentes. O século XXI está marcando o início de uma nova era na história da humanidade em razão da web. Dentro deste cenário, uma das invenções que fizeram bastante diferença é o smartphone. Estes telefones móveis conseguiram extrair ao máximo o potencial da internet.
Estes aparelhos são capazes de realizar tudo e um pouco mais em relação ao que os computadores fazem. Detalhe: os smartphones cabem na palma de nossa mão! De todo o modo, eles não são nada sem um ótimo sistema operacional, por isso existem vários no mercado, todos concorrentes, brigando pelo topo nas vendas.
Um dos mais famosos do Mundo é o Windows Phone, desenvolvido pela multibilionária Microsoft. Você sabe tudo sobre este sistema operacional? Ainda não? Então, confira abaixo!
Origem do Windows Phone
Antes do Windows Phone existir, a Microsoft tinha o Windows Mobile. No entanto, a Microsoft via que era necessária uma atualização, logo, começaram a desenvolver o “Photon”, em 2004.
Apesar da vontade, as ações eram poucas, e o projeto morreu. Em 2008, tentaram novamente, mas desta vez com novidades mais contundentes: eles queriam um novo sistema operacional. Foi, então, em 2010, que ele foi lançado de vez (com um ano de atraso). O grande revés foi a incompatibilidade com o Windows Mobile, mas nem por isso o Windows Phone deixou de ser um sucesso.
O lançamento ocorreu em fevereiro de 2010 junto a um comunicado para a imprensa. Neste dia, a Microsoft também listou as empresas de telefonia que utilizariam o Windows Phone, mas foram poucas que realmente concretizaram o combinado. Em outubro, conseguiram uma parceria com a HTC, Dell, Samsung e LG para a utilização deste OS nos aparelhos.
Desde então, ela trava uma dura batalha com o Android e IOS no mercado de sistemas operacionais para smartphones. No momento, estamos na versão 8.0, lançada em julho de 2013.
Curiosidades do Windows Phone
O Windows Phone tem uma interface gráfica chamada “Metro”. Esta não permite interfaces personalizadas por terceiros, pois eles decidiram controlar tudo o que oferecem aos consumidores. Nenhuma aplicação anterior é capaz de funcionar nela.
A curiosidade mais interessante vai para o apelo da Google em boicotar a Microsoft. A Google não permite que o Windows Phone rode alguns aplicativos, dentre eles, do Youtube. Esta guerra de foices não tem data para terminar, e vale tudo!
O que você acha do Windows Phone? Deixe nos comentários!