Câmeras Fotográficas – História e Curiosidades

Conheça a história e todos os detalhes das câmeras fotográficas, e veja uma ótima curiosidade!

Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Câmeras Fotográficas

Nós, seres humanos, sempre nos encantamos com as imagens. Tanto é verdade que as pessoas mais habilidosas retratavam os momentos por meio de pinturas e desenhos, mas nem sempre tinham tal disponibilidade, o que dificultava os registros. Por isso, a ciência procurou tanto outras formas de marcar os melhores lugares e momentos, assim surgindo as máquinas fotográficas.

Por muito tempo, elas emitiram foto preto-e-branco e de baixa qualidade, mas a tecnologia sempre evoluiu mais e mais, chegando ao que conhecemos: as câmeras digitais. Este produto foi criado pela mundialmente conhecida, Kodak, que, por sua vez, também inventou o filme fotográfico. Nesta época, se você lembrar bem, as imagens eram gravadas em películas, ou seja, nestes filmes, que eram capazes de armazenar pouco mais de 30 fotos.

Para a nossa sorte, as empresas conseguiram incluir cartões de memória nas máquinas, o que aposentou estes filmes fotográficos, que eram caros e tinham limites. Hoje, podemos bater centenas de fotos, sem custo algum e a qualquer momento!

Como uma máquina fotográfica digital funciona?

Antigamente, as máquinas fotográficas utilizavam energia elétrica para gravar as imagens, sendo a mais comum, o flash. Hoje, ela é utilizada apenas em ambientes escuros e as imagens são gravadas eletronicamente.

Há no mercado dois tipos de sensores de imagem que fazem a conversão das luzes em cargas elétricas: o CCD e o CMOS. O primeiro citado é capaz de transportar a carga pelo chip. O outro usa transistores para cada pixel captado; neste caso, não é necessário conversor analógico-digital.

Quando uma imagem é de alta qualidade?

Para você saber se suas fotos são de ótima qualidade, ou seja, com boa resolução de imagem, você precisa se atentar aos pixels. Eles são os responsáveis por todos os quadrículos que formam uma imagem. Quanto mais deles houver, melhor a imagem sai, pois tem mais detalhes!

Por isso, as melhores máquinas fotográficas são aquelas com, no mínimo, 10MP de resolução. Claro que há muitos outros fatores a serem levados em conta, mas, basicamente, este é o principal!

Curiosidades da Máquina Fotográfica

A primeira fotografia da história foi obtida por um francês chamado Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833). Reza a lenda de que ele demorou mais de 8 horas para conseguir captar uma imagem na lâmina de estanho sob a luz solar.

Junto com o Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), eles passaram a aprimorar a ideia e o Daguerre acabou inventando a primeira máquina fotográfica, 12 anos depois.