Se você for um aficionado por imagens, filmagens ou fotografia em geral, certamente já sabe que um dos grandes desafios para qualquer profissional da área está relacionado ao fato de capturar imagens noturnas – sem cair no artificialismo de ambientes excessivamente iluminados de modo artificial – e outros lugares que tenham pouca luminosidade, até mesmo porque, em outras palavras, nada é mais importante para fotografia do que a luz – exatamente por isso que as máquinas vêm com recursos como flashes e afins.
Para um uso doméstico de imagens, basta apenas a resolução de 2 MP, para que sejam bem visualizadas. Já para o uso profissional, é necessária uma resolução mais apurada, porque esses profissionais precisam estar atentos a cada detalhe.
Para ajudar a esse tipo de público, que é, por excelência, mais exigente, a famosa marca Canon foi bem além em seu novo lançamento e anunciou, no dia 4 de março de 2013, uma ótima solução tanto para a obtenção de fotos em locais com baixíssima luminosidade, quanto para obtenção de uma resolução única para as fotos: trata-se do ótimo sensor, com tecnologia CMOS, que captura imagens em resolução de, nada mais, nada menos que 120 MP!
Detalhes da Canon CMOS
Esse sensor CMOS full frame é criado para filmagens em tecnologia Full HD, que consegue obter belas imagens mesmo sob condições adversas de iluminação, como apontamos. Cada pixel mede 19 microns – o que é quase 8 vezes maior que um pixel de sensor de câmera avançado, existente no mercado hoje – como, por exemplo, é o caso do modelo EOS-1DX, que detém 16,1 MP. Outro diferencial, como se esses já não bastassem é que esse lançamento permite que o fotógrafo tenha suporte ao disparo de sequências de fotos a 9,5 fps.
Outra vantagem do sensor CMOS é o de que seus pixels são excessivamente sensíveis a qualquer estímulo de luminosidade, o que faz com que ocorra uma ótima qualidade de reprodução, mesmo que o cenário só disponha de 0,03 lx de iluminação e, ainda assim, o resultado é uma imagem nítida e de altíssima resolução. Em resumo: o CMOS é um sensor bem mais sensível que um olho de ser humano.
E tais incríveis afirmações sobre a qualidade do equipamento só podem ser feitas, em caráter oficial, pela Canon, após uma bateria intensa de testes, após 6 meses inteiros de trabalho. Como resultado a marca divulgou alguns vídeos, onde expõe detalhes da captura de imagens, comprovando o novo padrão de qualidade estabelecido com esse novo sensor CMOS.
Apenas para se ter uma ideia, os profissionais da Canon conseguiram captar desde incríveis detalhes de vegetação, até mesmo o voo de vagalumes, com riqueza de elementos. O protótipo de câmera usado para realizar os clipes foi configurado a 30 fps e em um nível de luminosidade de 0,01 lx.
De fato, essa novidade é um enorme salto qualitativo para o mundo da fotografia. Ainda não há data para lançamento da tecnologia ao mercado.