Entenda a diferença entre interruptor e lâmpada inteligente

Saiba como escolher o tipo de iluminação inteligente ideal para o seu ambiente.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Eletrônicos

A iluminação inteligente está ganhando espaço na casa dos brasileiros, oferecendo uma série de recursos interessantes para o que antes era considerado uma simples lâmpada que poderia ser ligada ou desligada através de um interruptor. Existem diversas opções interessantes, com os aparelhos sendo acionados através da internet com dispositivos como smartphones ou assistentes virtuais.

Para aqueles que estão começando a pesquisar sobre iluminação inteligente, existem dois tipos de dispositivos importantes: a lâmpada inteligente ou o interruptor inteligente. Mas qual dos dois seria a melhor opção?

Confira as principais diferenças e características de cada uma dessas opções:

Lâmpada inteligente

Este é um item considerado bastante versátil, que não exige nada em relação a sua instalação. Ela precisa apenas ser acoplada em qualquer bocal de luz. Ou seja, essa é uma opção que dispensa a instalação e também pode ser utilizada em diferentes locais. Elas geralmente podem ser acionadas por smartphone ou assistentes virtuais.

Mesmo sendo de fácil instalação, é importante ficar atento ao tipo de conectividade que a lâmpada utiliza. Grande parte delas se conecta através do Wi-Fi. Mas outros modelos podem utilizar tecnologias diferentes, como Bluetooth. Também é importante se certificar que a lâmpada escolhida seja compatível com o sistema operacional ou com o assistente virtual que se pretende utilizar.

Interruptor inteligente

Essa é uma opção um pouco mais complicada, uma vez que exige instalação. Além disso, as pessoas que geralmente instalam este tipo de componente precisam ter algum tipo de conhecimento em elétrica residencial.

Para funcionar, o dispositivo precisa de um fio fase e outro neutro. Na instalação tradicional, por exemplo, utiliza-se apenas o fase. Ou seja, em alguns casos, é necessário puxar um fio neutro para a caixa de luz onde será feita a instalação, um processo que não é recomendado para leigos.

O interruptor se adequa a qualquer tipo de lâmpada. Com isso, as pessoas podem controlar até mesmo lâmpadas comuns. Além disso, o interruptor pode acabar acionando mais de uma lâmpada, o que pode ser interessante para aqueles que possuem uma iluminação mais composta.