Os usuários do AirPods Pro podem acabar ganhando uma nova função em breve. De acordo com uma série de rumores que passaram a circular pela imprensa especializada estrangeira, os fones também poderão passar a ser utilizados pelaS pessoas que possuem dificuldades auditivas, funcionando como um aparelho de ouvido.
Para isso, os fones de ouvido precisam ganhar aprovação do Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável por homologar dispositivos de grau médico, entre outras funções.
Parte destes novos recursos devem ser utilizados a partir de uma tecnologia que já está presente nos fones, chamada de Conversation Boost. Ela possui basicamente a função de aumentar o volume e a clareza da voz de quem está diretamente à frente, durante uma conversa.
Mas os novos recursos devem acabar sendo adaptados justamente para ajudar as pessoas que não escutam corretamente. A partir disso, os fones da Apple poderão ser enquadrados em uma nova classe de equipamentos auditivos que foi anunciada pela FDA e que não precisam atender a requisitos tão rígidos para serem aprovados.
Estes equipamentos seriam vendidos não como os atuais aparelhos para perda de audição mas sim como Produtos Pessoais de Amplificação de Som (PSAPs, na sigla em inglês), que visam apenas melhorar alguns aspectos para fazer com que os usuários consigam escutar determinados tipos de sons de uma forma mais clara e nítida.
Estes novos produtos não deverão ser utilizados para “tratar, curar, mitigar ou prevenir doenças, e nem afetar a estrutura do corpo”. No entanto, eles “não são voltados para ajudar pessoas com deficiências auditivas, ou compensar as perdas auditivas”.
Caso realmente sejam confirmados estes novos recursos, eles devem ser liberados apenas com o lançamento da próxima versão do sistema operacional da Apple, o iOS 18, que deve acontecer em junho deste ano.