Xiaomi lança fone que funciona de condução óssea

Tecnologia permite que o som seja propagado sem tapar os ouvidos.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Fones de Ouvido

A Xiaomi está lançando no mercado chinês um novo fone de ouvido com uma tecnologia que promete a propagação do som através de condução óssea. Com isso, de acordo com a própria marca, as pessoas não precisam ficar com os fones tapados, escutando assim tudo o que está acontecendo ao seu redor, mas sem deixar de escutar a música.

A tecnologia do Xiaomi Bone Conduction funciona transmitindo pulsos sonoros pelas maçãs do rosto, justamente para a pessoa ficar com os ouvidos livres. Este é um método muito semelhante ao utilizado por mamíferos que vivem debaixo d'água, por exemplo, e à técnica utilizada pelo compositor Ludwig van Beethoven, que perdeu a audição ainda durante a fase produtiva de sua vida.

O formato do fone possui uma cavidade de 360 graus que tende a evitar o vazamento de som de forma mais eficiente, garantindo que exista uma melhora da qualidade do áudio e também garante a privacidade do usuário, para que as pessoas que estão ao redor não escutem o que está saindo dos fones.

O fone é completamente sem fios e conta com uma bateria que promete autonomia de 12 horas de utilização. Ele também conta com conexão USB-C e sua bateria recarrega o suficiente para duas horas de reprodução sonora com apenas 5 minutos de carga.

Já sua conexão com os dispositivos é feita a partir de um chip Bluetooth 5.2, o que permite sincronização com celulares, tablets ou notebooks. De acordo com a fabricante, o usuário pode contar com uma conexão estável entre os fones de ouvido e o smartphone mesmo durante os movimentos comuns de uma prática esportiva.

Por enquanto o fone está disponível apenas na China, pelo preço de 699 yuan, ou cerca de R$ 523 de acordo com a cotação atual da moeda chinesa.