A Apple está prestes a promover algumas mudanças drásticas em relação ao sistema watchOS, que é utilizado pelo Apple Watch. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Bloomberg, a interface nova do sistema será completamente focada no uso de Widgets. As mudanças devem ser oficializadas pela empresa da maçã durante a WWDC.
A mudança no design será parte da atualização para a versão 10 deste sistema operacional. Os widgets serão centrais na experiencia da próxima atualização, que deve incluir um sistema de empilhar os widgets como já existe em outros dispositivos da empresa, como iPhone e iPad.
“O plano é deixar usuários rolarem por uma série de diferentes widgets — para monitoramento de atividades, clima, ações, marcações no calendário, e mais — em vez de exigir a abertura de apps,” explicou o jornalista Mark Gurman. Essa nova interface baseada em widgets seria posicionada acima de qualquer mostrador de relógio.
O grande objetivo da Apple com essas mudanças deve fazer com que o usuário consiga acessar mais rapidamente os recursos dos widgets, sem que seja preciso ficar trocando de app o tempo inteiro.
Uma outra mudança que também deve ser apresentada é na coroa digital do relógio, que passará a abrir novas interfaces de widgets em vez de levar o usuário de volta para a tela inicial do sistema operacional.
O jornalista também adiantou que o resultado final das mudanças que foram feitas na interface gráfica deixou o sistema parecido com o recurso Glances, que a Apple incluiu no lançamento original do WatchOS e que exibia informações para o usuário conforme ele deslizava o dedo na tela. O recurso facilitava o acesso a notificações, por exemplo, mas acabou sendo abandonado nas versões posteriores da plataforma.
O lançamento oficial deve acontecer na tradicional conferência da Apple para os desenvolvedores, marcada para acontecer entre os dias 5 e 9 de junho.