A Sharp está desenvolvendo uma nova tecnologia para se tornar padrão de telas e monitores, chamada de QDEL. A apresentação foi feita durante a CES 2024, mas nenhum dispositivo foi apresentado para o público, com a tecnologia sendo mostrada apenas em reuniões para convidados. Mas a expectativa é alta, com a marca prometendo revolucionar o segmento.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, o nome acaba sendo a sigla de Quantum Dot Eletroluminescente, que usa as mesmas soluções de pontos quânticos já vistas em diversos modelos de TV ao longo dos últimos anos. Mas a novidade da tecnologia está na forma como esses pontos atuam em relação as contes de energia.
Segundo o que foi explicado, as TVs com Quantum Dots atuais usam pontos que absorvem a luz vinda do LED ou OLED, e então transformam essa luz nas diferentes cores que são mostradas na tela. Esse processo viabiliza uma série de vantagens, como a reprodução mais fiel de cores em diferentes níveis de brilho.
Contudo, o painel QDEL se diferencia por receber energia e repassá-la diretamente aos pontos quânticos, que seriam modificados para emitir luz própria. Ou seja, a nova tecnologia não depende de uma fonte separada de iluminação traseira.
Estes pontos são modificados para trazer subpixels nas cores vermelho, azul e verde, dentro de uma estrutura de pontos que já tem dimensões microscópicas. Desta forma, seria possível obter a imagem mais pura possível, de acordo com o que alega a Sharp.
Já em termos de processo de fabricação, existem diversas semelhanças entre essa nova tecnologia com o LED tradicional, por isso os custos não seriam tão elevados. Espera-se que as novas televisões acabem tendo um preço de mercado semelhante aos das atuais. Por enquanto, a marca ainda não tem data para lançar as primeiras telas com a nova tecnologia.