A Samsung emitiu um comunicado nesta semana afirmando que não terá mais o recurso do Google Assistente nas suas televisões inteligentes. De acordo com as informações que foram divulgadas, o recurso já deixará de ficar disponível a partir do dia 1º de março. A decisão foi tomada em virtude de uma mudança na política do Google, sem fornecer mais detalhes.
Para que sejam supridos os recursos que poderiam ser acessados a partir do Assistente do Google, a marca sul-coreana sugere que as pessoas utilizem outros meios de controlar as TVs como pelas assistentes Alexa e Bixby ou pelo aplicativo SmartThings através do celular.
Dentre os modelos confirmados pela Samsung que vão deixar de acessar o recurso estão os seguintes?
- Todos os modelos de Smart TV de 2022 e 2021;
- TVs QLED 4K e 8K de 2020;
- TVs Crystal UHD de 2020;
- TVs Lifestyle (Frame, Serif, Terrace e Sero) de 2020.
Essa é uma mudança que já vinha sendo antecipada anteriormente pela Samsung, uma vez que os modelos mais recentes lançados, do ano passado, já estavam chegando ao mercado sem fornecer suportem para o Google Assistente.
Além disso, aparelhos que possuem o acesso ao recurso apresentam falhas e problemas variados que dificultam a configuração e experiência de uso do assistente por voz.
Sobre essas alterações, o Google acabou não se pronunciando oficialmente, sem oferecer detalhes também sobre quais seriam as mudanças na política que acabaram provocando o rompimento desta parceria. Mas é possível especular que essa alteraçã esteja relacionada com as novas aplicações de IA que o Google prepara para o Assistente.