Enquanto o tão esperado óculos de realidade virtual (VR) ainda não foi oficialmente anunciado pela Apple, diversas especulações seguem surgindo na internet em relação ao que podemos esperar. De acordo uma publicação feita no site “The Information”, o VR deve funcionar de uma forma completamente independente do iPhone e ter pelo menos 14 câmeras na sua estrutura.
Ainda de acordo a algumas especulações, o VR da Apple deve trazer avatares realistas a partir da varredura digital feita com o rosto do usuário. Estes avatares serão produzidos justamente a partir da captura de imagens que serão feitas por essas 14 câmeras. Elas poderão capturar expressões faciais, por exemplo, e também movimentos da boca por exemplo.
Parece também que o aparelho não está sendo pensado e desenvolvido com foco especial nos games, mas sim em ambientes de realidade aumentada e virtuais. Com isso, ele pode realmente se tornar um equipamento focado no que está sendo chamado de Metaverso.
O ex-designer-chefe da Apple Jony Ive também estaria atuando no projeto com o papel de consultor. Ive ganhou fama mundial ao trabalhar ao lado de Steev Jobs durante anos no planejamento de produtos. Ele saiu da empresa em 2019, após 27 anos na companhia.]
Ainda em relação a sua estrutura, o VR da Apple deve ser lançado com três telas, sendo duas com tecnologia MicroOLED 4K e uma delas com painel AMOLED. O modelo deve ter ainda um chip M1, desenvolvido pela própria Apple, e que deve garantir que ele possa funcionar sem precisar estar completamente conectado ao iPhone.
E, assim como todos os lançamentos da Apple, este deve ser um equipamento para poucos, uma vez que as projeções iniciais dão conta de que ele não deve custar menos de R$ 15 mil quando chegar nas lojas. O óculos VR da Apple ainda não tem previsão oficial de lançamento.