A Xiaomi apresentou esta semana um modelo do que está sendo chamado de cama inteligente, ou cama elétrica. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o principal objetivo do dispositivo será medir e melhorar a qualidade de sono do usuário.
O modelo foi batizado de 8H Feel Leather Smart Electric Bed X Pro e conta com tecnologia de ponta. Ela conta com diversos sensores que poderão coletar e estimar dados obtidos durante o tempo de utilização, como frequência cardíaca, movimento corporal e ritmo respiratório do usuário.
Todas as informações que são coletadas por estes sensores acabam sendo processadas com a utilização de inteligência artificial, No final, ele gera um relatório que poderá ser acompanhado através do app Mijia.
A cama conta ainda com dois motores que permitem mover as áreas das costas e das pernas de maneira independente. Assim, as pessoas que estão deitadas podem escolher a inclinação do tronco em 50° e a das pernas, em 30°, por exemplo. As angulações são controladas pelo aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), pela assistente de voz Redmi Xiao AI ou por meio de um controle remoto que acompanha o móvel.
Todo o design da cama também é diferenciado, seguindo basicamente o que a empresa costuma fazer com outros produtos lançados. O revestimento da cama é em couro italiano, com opções nas cores cinza ou laranja. No momento da compra, os consumidores ianda podem escolher entre três variações de firmeza de colchão e duas alturas da cabeceira (1,5 m e 1,8 m).
A cama entrará em pré-venda a partir deste sábado, dia 7 de maio, na Youpin, que é a plataforma que reúne dispositivos próprios da Xiaomi e itens de terceiros que são vendidos através de financiamento coletivo. No caso dessa campanha, o preço é de 6.399 yuans (aproximadamente R$ 4.850, em conversão direta). Após o período de crowdfunding, que termina em 20 de maio, a cama vai custar 7.399 yuans (cerca de R$ 5.600).
A cama inteligente será vendida somente na China, neste primeiro momento. Ainda não tem previsão de lançamento em outros mercados.