A AMD lançou nesta semana novos processadores da linha Ryzen Embedded+. De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, este lançamento acaba tendo como principal foco o setor profissional e conta como principal diferencial a arquitetura Zen+ e a inclusão da tecnologia Versal Adaptive, que se utiliza de inteligência artificial.
Em relação ao seu funcionamento técnico, essa nova versão da Versal é feita por meio de um SoC nos próprios processadores. Isso possibilita mais agilidade para as empresas que cogitam adquirir essas soluções, uma vez que todas as tecnologias necessárias estão embutidas em um único pacote.
A AMD afirma que é esperado que os setores profissionais que se utilizam deste processador acabem conseguindo lidar melhor com tarefas dinâmicas, complexas e também uma melhoria no gerenciamento de dados em tempo real. Dentre as áreas que devem se beneficiar estão setor industrial, fábricas automotivas, máquinas de desenvolvimento, etc.
Os novos processadores também devem evoluir na relação entre hardware e software, apresentando um menor tempo de resposta. Os novos modelos suportam fluxos de trabalho distintos, como a plataforma x86 da ARM, FPGAs de fábrica e outros motores de IA.
Junto com os novos processadores também foi anunciada uma nova solução integrada de placas-mãe, a Sapphire VPR-4616-MB. Essa é uma motherboard Mini-ITX compacta para os Embedded+ e a Versal AI. Especificamente, esse combo acompanha um processador de quatro núcleos e quatro threads, além de uma placa gráfica integrada com seis unidades computacionais baseadas em Vega.