O Google Drive se tornou um dos principais serviços oferecidos pela gigante da internet para os usuários tanto empresariais quanto físicos. Com o aumento da quantidade de arquivos digitais que as pessoas acabam criando com o passar dos anos e com a integração com o Gmail, muitos tiveram que começar a comprar espaço na nuvem do Google para evitar perder o que já estava guardado.
Agora, a empresa promete oferecer uma série de melhorias para os usuários do Drive de uma forma geral, incluindo as pessoas que contam apenas com os planos gratuitos. Foram iniciados os testes beta com novos filtros de busca dentro do Drive que vão permitir que as pessoas consigam encontrar arquivos de uma forma mais rápida e assertiva.
Este conjunto de melhorias foi batizado pela companhia de “Search chips” e adiciona campos extras ao filtro que pode ser definido no momento de uma pesquisa. Os usuários poderão limitar a consulta por tipos de arquivo, data de modificação e pessoas associadas a um determinado documento.
Estes vão se juntar a diferentes opções de filtros para pesquisa que já estão disponíveis no Google Drive, mas que podem ser considerados como básicos e que ficam ocultos em um submenu anexado ao campo de busca da plataforma, o que nem sempre se torna visível para os usuários.
O novo formato promete deixar as buscas dentro do serviço muito mais intuitivas, deixando todas as opções bem abaixo do campo de busca. Os recursos, de um modo geral, ficarão muito parecidos com os que foram implantados no Gmail no começo do ano de 2000.
Aos interessados em experimentar o recurso, o Google abriu um formulário de inscrição para os testes das ferramentas de busca no Drive. Ao preencher o cadastro, o usuário precisa informar o e-mail, a empresa em que trabalha e a posição na companhia.
Ainda sem data para o fim do beta, a funcionalidade será eventualmente disponibilizada para todos os usuários do Google Workspace. Isso inclui membros do G Suite Basic e assinantes das contas Business.