A Samsung apresentou nesta semana aquelas que podem ser consideradas as primeiras memórias DRAM LPDDR5 de 8 Gb do mundo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a memória foi criada sob um processo litográfico de 10 nanômetros. As memórias estão sendo lançadas com suporte para conexões 5 GB e recursos avançados para lidar com aplicações de Inteligência Artificial.

Samsung apresenta nova memória DRAM LPDDR5

O lançamento está sendo comemorado pelos executivos da empresa. De acordo com Jinman Han, vice-presidente Sênior de Engenharia de Aplicações & Planejamento de Produtos de Memória da Samsung, o desenvolvimento da memória representa um grande passo adianto para soluções de memória de baixo consumo energético para portáteis.

De acordo com as especificações que foram divulgadas, as memórias DRAM LPDDR5 realizam transferências de dados a uma velocidade de até 6.400 Mbps, valor máximo 1,5 vez superior ao alcançado pelas atuais memórias LPDDR4X (4.266 Mbps). Tudo isso poderá ser favorecido por uma arquitetura de circuito otimizado para alta velocidade. O resultado deve ser um conjunto capaz de transferir 51,2 GB de dados em apenas um segundo.

Samsung apresenta nova memória DRAM LPDDR5

Além de conseguir aumentar consideravelmente a potência e baixar o consumo energético, a empresa também promete uma maior versatilidade em seus novos chips. Isso porque a companhia disponibilizará as novas memórias DRAM em duas larguras de banda e voltagens distintas: 6.400 Mbps a 1,1 volts e 5.500 Mbps a 1,05 V.

Ainda não existe uma previsão concreta para o lançamento das memórias, mas a produção em massa deve acontecer em Pyeongtaek, na Coreia do Sul. A expectativa é de que as novas memórias comecem a surgir nos produtos da empresa a partir de 2019.