A linha EVO da Samsung havia recebido seu primeiro SSD de 1 terabyte em julho desse ano. Porém, a marca decidiu repetir a dose, só que desta vez, com uma unidade de capacidade idêntica, só que com dimensões muito menores e com uma interface mSATA.
Com um peso de apenas impressionantes 8,5 gramas e uma espessura de 3,85 milímetros, o novo Samsung 840 EVO possui um quarto do tamanho dos modelos convencionais de 2,5 polegadas.
A Samsung divulgou que esse se trata do primeiro SSD compacto mSATA, o que significa mini-SATA. É basicamente, uma versão do padrão SATA com seus conectores menores. É a primeira versão que oferece 1 TB de capacidade.
Ao que tudo indica, o intuito da marca não foi bater nenhum recorde mundial com esse lançamento, mas apenas dar um passo no sentido de ampliar sua atuação em um mercado que está em franca evolução: o segmento de ultrabooks. Esse segmento se beneficia da velocidade dos SSDs, porém ainda necessita de maiores espaços para armazenamento de dados em seus dispositivos.
Como é comum nas unidades mSATA, o novíssimo Samsung 840 EVO se trata de uma simples plaquinha com chips de memória Flash fixadas, não tendo a proteção externa comumente utilizada nos modelos maiores.
Quando o assunto é desempenho, o modelinho não deixa nada a desejar em relação aos similares de maior porte: com uma tecnologia TurboWrite, sua velocidade chega a 540 MB/s na leitura e 520 MB/s na gravação.
As unidades mSATA possuem chips NAND de 10 nanômetros. Segundo a Samsung, o modelo de 1 TB é composto por quatro “grupos” com 16 chips de 128 gigabit (16 GB) cada.
A nova linha 840 EVO mSATA conta com versões de 120, 250 e 500 GB de capacidade. A marca promete ainda, lançar todas as unidades até o fim do mês de dezembro, porém ainda não mencionou quais serão os preços praticados para cada versão. A versão de 1 TB é a única que já tem valor especulado por especialistas: cerca de 600 dólares.
As outras poderão variar de 110 a 540 dólares, o que é bem razoável, se levarmos em conta os avanços, tanto tecnológicos quanto de redução de tamanho físico da plaquinha.
Além destes, a Samsung também anunciou o lançamento do SSD XS1715, com uma taxa de leitura que chega a absurdos 3.000 MB/s e 740.000 IOPS, que é uma medida que indica a quantidade estimada de operações de entrada e saída por segundo).